Polícia ouve primeira pessoa intimada sobre invasão no Instituto Royal

Ela confirma participação, mas nega ter furtado animais e objetos.

De acordo com delegado, mais de 20 pessoas já foram intimadas.

Natália de OliveiraDo G1 Sorocaba e Jundiaí
1 comentário
Cerca de 180 cães foram libertados pelos ativistas (Foto: Divulgação/São Roque Notícias)Polícia Civil de São Roque começa a ouvir pessoas intimadas (Foto: Divulgação/São Roque Notícias)
A Polícia Civil já ouviu a primeira pessoa intimada por ter participado do protesto na madrugada de sexta-feira (18), em São Roque (SP), quando um grupo de mais de 100 pessoas invadiu o Instituto Royal para retirar os cães da raça beagle, usados em testes de produtos farmacêuticos.
De acordo com o delegado de São Roque, Marcelo Pontes, uma mulher, moradora da cidade, foi ouvida nesta quarta-feira (23).
Pontes diz que a intimada confessou que participou da manifestação, mas negou ter invadido o laboratório e levado algum animal ou objeto da empresa. "Eu não posso indiciá-la pelo crime de furto, pois ainda não temos provas suficientes. Seria irresponsável e precoce da minha parte tomar essa atitude, mas ela será investigada", frisa o delegado.

Pontes diz que um pen drive com documentos e procedimentos laboratoriais, furtado no dia da invasão à empresa, foi devolvido para a polícia. O equipamento está apreendido e deve ser analisado. Além do pen drive, dois dos 178 cães da raça beagle furtados já foram recuperados pela polícia. Os animais foram encontrados abandonados em uma rua de São Roque.
A polícia informa que, além da mulher ouvida, outras seis pessoas de São Roque foram identificadas e intimadas a comparecerem na delegacia para prestar depoimento sobre a invasão no Instituto Royal. O delegado relata que suspeitos de outras cidades também foram intimados, totalizando mais de 20 pessoas.
A polícia informou que não vai mais realizar uma nova perícia no instituto, como havia anunciado. Isso porque, segundo os peritos, seria difícil coletar supostas provas e indícios de maus-tratos sem animais no local. Já a perícia direcionada ao inquérito policial que investiga a invasão e furto de animais do laboratório, o delegado informa que ela já foi feita no mesmo dia do fato, na sexta-feira.
A Polícia Civil segue com as investigações de dois inquéritos instaurados: um para apurar as denúncias de maus-tratos contra os animais e outra da invasão feita ao instituto pelos ativistas.
Prefeito de São Roque recebeu dois ativistas para esclarecer postura da prefeitura com relação ao Instituto Royal (Foto: Natália de Oliveira/G1)Prefeito recebeu ativistas para esclarecer dúvidas
sobre o Instituto Royal (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Reunião com prefeito
O prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa recebeu na tarde desta quarta-feira (23) dois ativistas de São Paulo. Eles queriam cobrar ações da  prefeitura com relação ao Instituto Royal. Durante a conversa, George Guimarães questionou o prefeito sobre se há ainda animais no laboratório. "Não compete a prefeitura confirmar essa informação, somente ao instituto. Nós estamos dando todo o respaldo necessário para o caso", informou o prefeito aos ativistas.
Além disso, o prefeito afirmou aos ativistas que não vê problemas em que eles façam vigilia na frente do instituto a fim de manifestar sobre as suspeitas que o laboratório pratique maus-tratos aos animais. "Desde que não ocorra quebra-quebra e confusão, eu não vejo problema em vocês se manifestarem de forma pacífica", finaliza.
Entenda o caso
As atividades do Instituto Royal estão sendo questionadas desde 2012, quando o Ministério Público passou a investigar o laboratório para apurar denúncias de maus-tratos aos animais usados como cobaias.
Após organizarem protestos em São Paulo e São Roque, ativistas invadiram a sede da empresa na sexta-feira e levaram 178 beagles e sete coelhos usados nas pesquisas.
Um protesto contra o instituto foi marcado pelas redes sociais na manhã de sábado (19). Cerca de 700 pessoas se reuniram no km 56 da rodovia Raposo Tavares, na entrada que dá acesso ao laboratório.
Um grupo de mascarados entrou em confronto com a Polícia Militar, que usou balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Carros da PM e da imprensa foram incendiados.
Instituto Royal em São Roque (Foto: Reprodução/TV TEM)Instituto Royal em São Roque (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários