Ratos vão ficar sob responsabilidade de funcionários do Instituto Royal

Comissão diz que vai visitar regularmente as cobaias em São Roque (SP).

Prefeitura suspendeu o alvará de funcionamento do laboratório por 60 dias.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
5 comentários
Ala onde ficam os ratos utilizados como cobaias no instituto Royal (Foto: Elisângela Marques/ G1)Local onde ficam os ratos utilizados como cobaias no Instituto Royal (Foto: Elisângela Marques/ G1)
Cerca de 200 ratos e hamsters vão permanecer no Instituto Royal, em São Roque (SP) após a suspensão das atividades laboratoriais. Os animas foram deixados pelos ativistas na invasão na sexta-feira (18), quando foram levados 178 beagles e sete coelhos das dependências do instituto. 
Nesta sexta-feira (25), durante visita da comissão de deputados ao Royal, os ativistas permaneceram o tempo todo em frente ao instituto com intuito de conseguir uma autorização para levar os roedores. No entanto, os animais vão ficar em posse dos funcionários do laboratório, que devem assinar um termo de responsabilidade.
Prefeito e comissão anunciam suspensão de alvará do Instituto Royal, em São Roque (Foto: Natália de Oliveira/G1)Prefeito e comissão anunciam suspensão de
alvará do Royal (Foto: Natália de Oliveira/G1)
comissão de deputados que investiga maus-tratos se comprometeu a voltar regularmente ao local para verificar se os animais estão sendo bem tratados e se a decisão da suspensão de testes está sendo respeitada. "Os funcionários da empresa vão assinar um termo de responsabilidade e se comprometer a cuidar dos animais. Eles não podem usá-los para nenhum tipo de teste", explicou o presidente da comissão da Câmara, deputado Protógenes Queiroz (PCdoB).
prefeitura de São Roque suspendeu o alvará de funcionamento do Instituto Royal por 60 dias. O prefeito chegou a vistoriar o laboratório nesta quinta (24) e autorizou seu funcionamento. Ele voltou atrás da decisão após receber documentos que comprovam que os animais viviam em um ambiente sem a mínima higiene e sem condições de abrigar testes laboratoriais.
A decisão foi uma vitória para os ativistas que acompanharam o prefeito da cidade e a comissão de deputados que estiveram no instituto. "Queremos que a decisão seja definitiva e que nenhum laboratório use mais animais como cobaia para testes", afirma George Guimarães, presidente de uma entidade de proteção animal de São Paulo. 

O Instituto Royal
 nega que os animais usados em testes de laboratórios sofram maus-tratos. Segundo a assessoria, o instituto se surpreendeu com a decisão da prefeitura, já que o Royal tem as devidas autorizações de funcionamento e segue todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Inmetro e da Comissão de Ética no Uso de Animais, além da supervisão do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).Royal nega maus-tratos

O instituto enviou ao Paço Municipal uma carta informando a suspensão das atividades do laboratório por 60 dias, mas por motivos diferentes. “O Instituto Royal vem a público declarar que suspendeu, pelo prazo de 60 dias, todas as atividades de pesquisa científica em animais, em razão dos danos físicos causados em suas instalações decorrentes da invasão em sua sede no último dia 18 de outubro”, informa a nota.
Prefeitura suspende alvará do Instituto Royal em São Roque (Foto: Adriana Perroni/TV TEM)Empresa enviou comunicado
(Foto: Adriana Perroni/TV TEM)
Em nota, a assessoria do instituto ressaltou também que recebe o apoio de toda a comunidade científica brasileira, bem como doMinistro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.
O diretor científico do Instituto Royal, João Antônio Pegas Henriques, nega que os bichos sofressem maus-tratos. "Nossos animais não sentem dor. Não é feito nenhum tipo de teste com crueldade", afirma.
Segundo ele, na invasão ocorrida na semana passada, manifestantes misturaram todas as drogas e as lâminas, levaram computadores com dados das pesquisas e interromperam estudos que já duravam dez anos.
Cerca de 180 cães foram libertados pelos ativistas (Foto: Divulgação/São Roque Notícias)Ao todo, 178 cães foram libertados pelos ativistas (Foto: Divulgação/São Roque Notícias)

Postar um comentário

0 Comentários