Diretor do CDP de Sorocaba é afastado da unidade pela SAP

Márcio Coutinho é investigado pelo Gaeco.
Diretor do CDP de Americana (SP) vai assumir a unidade.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, determinou neste sábado (12), o afastamento do diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba (SP). De acordo com a assessoria de imprensa da SAP, a medida é parar garantir o direito de defesa e dar isenção durante a apuração da corregedoria e do Ministério Público.
Coutinho é suspeito de participar de um suposto esquema de irregularidades para beneficiar presos. O caso está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Com a mudança, quem assume o CDP é o diretor da unidade de Americana (SP), Élcio José Bonságlia, que ficará responsável pelos dois locais. Ainda segundo a SAP, caso seja provada a inocência de Márcio Coutinho, ele poderá assumir novamente o cargo.

Em entrevista ao G1, Cláudio Bonadia, promotor do Gaeco, disse que a investigação corre sob segredo de Justiça. "Quatro pessoas, que estariam ligadas ao esquema fraudulento já foram ouvidas. Aguardamos documentos emitidos pela Justiça para dar continuidade nas investigações“, disse. Bonadio explicou ainda que as investigações começaram em 2013 e que existe a possibilidade da prática de crime organizado no CDP.
Entenda o caso

No último dia 3 de abril,  promotores do Gaeco divulgaram uma investigação sobre um suposto esquema de irregularidades para beneficiar presos no CDP de Sorocaba. De acordo com denúncias feitas à polícia, a direção do presídio estaria recebendo propina para facilitar a transferência de presos, a entrada de familiares e drogas na instituição.
Gaeco investiga suposto esquema de corrupção no CDP de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)Gaeco investiga suposto esquema de corrupção no CDP de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários