Festa das Cerejeiras, em São Roque, encanta visitantes

Árvore é símbolo do Japão.

Além das flores, visitantes contou assistiu a apresentações musicais.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
O fim de semana foi de festa para a comunidade japonesa no interior de São Paulo. Um festival celebrou a florada das cerejeiras, flor que é símbolo do Japão, na cidade de São Roque (SP).
Os olhares e as lentes das câmeras ficaram voltados para elas: as belas flores das cerejeiras, que encantam e atraem milhares de visitantes ao festival. O local é uma fazenda com mais de 400 árvores.
Sakuras, como as cerejeiras são chamadas no Japão, foram escolhidas como planta símbolo do país. A florada acontece no início do inverso brasileiro e na primavera japonesa, período de temperaturas mais baixas. "Faz parte da cultura, então é uma época para você observar a beleza da natureza, juntar os amigos e, principalmente, juntar as pessoas porque no Japão é costume de fazer um piquenique em baixo e ficar olhando. É um período de meditação e reflexão", comenta o dentista Eduardo Aoki.

A festa também contou com atrações musicais e gastronômicas, com opções culinárias japonesas. "Ela tem símbolo de felicidade e de recomeço de alguma coisa. É ganhar energia através da cerejeira em flor para recomeçar algo novo ou se levantar. Readquirir essa energia", disse  vice-presidente da Sociedade Nipônica, Harume Goya.
Algumas espécies de cerejeiras se adaptaram muito bem ao clima do sudeste brasileiro. Por isso, algumas comunidades japonesas decidiram vender mudas para que daqui a alguns anos a região possa estar cheia dessa árvore. Segundo a vendedora, centenas de mudas foram comercializadas no fim de semana. "Não tenho nem mais conta porque algumas pessoas compram e deixam guardadas, outras levam direto", conta Emiko Iroke.
Centenas de visitantes participaram do Festival das Cerejeiras, em São Roque (Foto: Reprodução/TV Tem)Centenas de visitantes participaram do Festival das Cerejeiras, em São Roque (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários