Sorocaba terá voto em trânsito este ano

Município está entre os que poderão receber eleitores de outro domicílio eleitoral a fim de votar para presidente e vice


Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br 


Sorocaba está entre as cidade que poderão receber eleitores de fora do domicílio eleitoral para o chamado voto em trânsito, para presidente da República e seu vice, nas eleições gerais deste ano. A medida, que abrange municípios com mais de 200 mil eleitores, amplia essa possibilidade para 85 municípios, que juntos correspondem a 43% do eleitorado do país. A ampliação ocorreu por conta de uma resolução definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No pleito de 2010, o voto em trânsito valia apenas para as capitais dos Estados. Em São Paulo, 25 cidades devem receber o voto em trânsito. 

Com isso, quem estiver fora do seu domicílio eleitoral poderá votar em locais instalados nessas cidades. De acordo com o TSE, o interessado deverá fazer uma inscrição em qualquer cartório eleitoral do País, a partir de 15 de julho. O prazo termina em 21 de agosto. 

"O voto em trânsito possibilita ao cidadão que não se encontra em seu domicílio eleitoral de exercer efetivamente o seu direito ao voto, ao invés de somente justificar sua ausência como ocorrido em outras eleições", explica a chefe do Cartório da 137ª Zona Eleitoral, Laurinda Ana de Negreiros, que reitera: "Porém, com o voto em trânsito, o eleitor poderá votar apenas para presidente e vice-presidente". 

Facultativo 

O voto em trânsito é facultativo e o eleitor que não fizer a habilitação ou não votar deve justificar a ausência, como em anos anteriores. A habilitação será feita mediante a apresentação de documento oficial com foto e será admitida apenas aos eleitores que estiverem com a situação regular no cadastro eleitoral. Eleitores de qualquer cidade de origem podem habilitar-se para votar em um dos 85 municípios com mais de 200 mil eleitores. 

Segundo Laurinda, se o eleitor cadastrar-se para o voto em trânsito, estará automaticamente desabilitado para votar na sua seção de origem. A habilitação pode ser cancelada até 21 de agosto de 2014. Nas cidades, como em Sorocaba, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ficam responsáveis por registrar as seções especiais para o voto em trânsito, onde ficarão as urnas. A lista das chamada mesas receptoras de voto em trânsito deve ser publicada até 5 de setembro de 2014, no Diário da Justiça Eletrônico e no portal do TSE. 

A resolução do TSE é considerada positiva para a técnica de enfermagem Maria Aparecida Fagundes, 38 anos. Ela mora em Porto Feliz, mas pretende votar no primeiro turno em Sorocaba, onde tem parentes. "Não quero justificar. Quero exercer esse direito. Como vou cobrar depois os governos se nem votei", ressaltou. A mesma opinião é compartilhada pela amiga dela, a dona de casa Jéssica Lisboa, 33 anos. "Eu ainda não sei se estarei fora do meu domicílio eleitoral, mas sei que essa é uma boa alternativa para não perder meu direito ao voto."

Postar um comentário

0 Comentários