Julgamento de ex-vice-prefeito de Itu é adiado para 30 de outubro

Oliveira Júnior, é acusado de ser mandante do homicídio de advogado.

Advogado de defesa abandonou o caso no início do júri.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Foi adiado para outubro o julgamento do ex-vice-prefeito de Itu (SP) Élio Aparecido de Oliveira, conhecido por Oliveira Júnior. Ele é acusado da morte do advogado Humberto Monteiro, em 2006 em uma ação que, na verdade, pretendia atingir o radialista Josué Dantas.
Oliveira júnior chegou sozinho ao Fórum de Itu nesta quinta-feira (14). Pouco tempo depois, pessoas que haviam chegado para audiência começaram a sair. O julgamento não pode ser realizado porque o ex-vice-prefeito estava sem advogado. “O advogado do réu o defende há muitos anos. Desde antes do início do processo, ele o acompanhava e tudo o que foi possível fazer em matéria de recursos e ações, o profissional fez. No entanto, na sexta-feira (8), inexplicavelmente, veio a renuncia. Desta forma, a promotoria também lamenta a não realização do júri e vamos aguardar até o dia 30, quando ele será julgado”, ressaltou o promotor Luiz Carlos Ormeleze.

Na época, o ex-vice-prefeito era dirigente do Ituano Futebol Clube. A Justiça negou os pedidos de prisão que foram feitos pelo Ministério Público durante o processo e ele permaneceu em liberdade. O advogado de Josué Dantas também comentou o adiamento. “A defesa é ampla e, em um país democrático, as pessoas utilizam das manobras defensivas”, afirmou Marcelo Henrique Nascimento.
Os crimes dos quais Oliveira Júnior é acusado ocorreram em janeiro de 2006, em Itu. As vítimas estavam em um carro quando homens em uma motocicleta atiraram contra eles. Humberto morreu com dois tiros na cabeça, mas Josué não foi atingido. O crime teria sido motivado por divergências políticas.
O julgamento foi adiado para o dia 30 de outubro, às 9h e, caso ele seja condenado, as penas podem chegar a mais de 30 anos. Se Oliveira Júnior não apresentar um advogado nos próximos dez dias, um profissional nomeado pelo estado irá defendê-lo.
Oliveira Júnior chega ao Fórum de Itu para participar de júri popular (Foto: Reprodução/TV Tem)Oliveira Júnior chega ao Fórum de Itu para participar de júri popular (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários