Principais candidatos não passam por Sorocaba

Dos 11 presidenciáveis, apenas Pastos Everaldo (PSC) e Eymael (PSDC) visitaram a cidade


André Moraesandre.moraes@jcruzeiro.com.br

Restando três dias para o fim da campanha eleitoral, os três principais candidatos à Presidência da República não passaram por Sorocaba ou por sua Região Metropolitana para angariar votos. Somente Sorocaba possui mais de 446 mil eleitores, sendo o oitavo maior colégio eleitoral do Estado. Assim como ocorreu na última eleição para presidente, a candidata pelo PT Dilma Rousseff deixou Sorocaba de lado em sua agenda. 

Foi assim também na campanha de reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Aécio Neves (PSDB) tinha uma visita programada para segunda-feira na cidade, mas desmarcou sem divulgar, oficialmente, o motivo. Estas foram as primeiras eleições, desde 1998, que Sorocaba não recebeu um candidato a presidente do partido. Já Marina Silva, agora candidata pelo PSB, visitou a cidade em 2010, porém pelo PV. Neste ano, não veio fazer o corpo a corpo com os sorocabanos. 

Entre todos os 11 candidatos a presidente, apenas Pastos Everaldo (PSC) e Eymael (PSDC) passaram pela cidade.
Segundo a assessoria de imprensa da campanha de Dilma, não há em sua agenda, até o momento, uma visita agendada para Sorocaba e região. Na manhã de ontem ela esteve na Baixada Santista e à tarde foi para o Rio de Janeiro. Para sexta-feira, ela deverá fazer campanha em São José dos Campos. 

A vice-presidente do PT em Sorocaba, Márcia Azzini, informou que Dilma não esteve na cidade, por considerar que é uma "tarefa difícil" fazer campanha e continuar governando o País. A mesma justificativa foi dada pela falta de visitas de Lula na cidade em sua campanha de reeleição. "Então, automaticamente as cidades menores ficaram sem a presença deles. Isso não aconteceu por preferência política, mas por eles adequarem suas agendas em grandes focos", relata. Ela descarta a possibilidade de não ter havido campanha corpo a corpo da candidata por falta de representatividade política do PT na cidade. "A cidade não ficou desassistida. O Padilha (candidato a governador pelo PT) veio na cidade duas vezes", ressalta.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa de campanha de Aécio Neves (PSDB) e a informação foi de que a agenda do candidato é definida com decisões tomadas de última hora. "Tudo é fechado em cima do laço", afirmou a assessoria. Com isso, eles disseram que seria "impossível" revelar se Aécio poderia visitar Sorocaba e região ainda nesses últimos dias de campanha. Ele estava no Rio de Janeiro ontem.
O candidato tucano estaria na cidade na segunda, mas a visita foi desmarcada. De acordo com a deputada estadual e presidente do PSDB em Sorocaba, Maria Lúcia Amary, a decisão foi tomada em função de "estratégia de campanha". "Ele vai onde precisa da presença dele, em que possa mudar o quadro de intenções de votos. Ele avaliou que alguns redutos eleitorais precisavam ser mais reforçados. Nós estamos fazendo a campanha dele aqui, então ele fica tranquilo porque sabe que nós fazemos o nome dele na cidade. É uma estratégia de campanha", declara. 

PSB

Já Marina Silva (PSB) esteve em Sorocaba na campanha de 2010, porém quando era candidata pelo PV. Já neste ano, não apareceu na cidade. Segundo a assessoria de imprensa de Marina, as únicas confirmações de comparecimentos da candidata nessa semana são para o dia 2 de outubro, em que estará no Rio de Janeiro para participar de um debate de uma emissora de TV, e no final de semana, quando se "dividirá" entre Rio Branco, no Acre - onde ela vota, Brasília e São Paulo. "Nesse meio tempo, é possível que a candidata inclua outras localidades, mas não temos como confirmar quais, em função do dinamismo da agenda", informa a nota.

O presidente do PSB em Sorocaba, o deputado estadual Carlos Cézar, alega que o motivo de Marina Silva não ter vindo a Sorocaba foi a atipicidade dessa campanha, motivada pela mudança do candidato do partido durante a campanha, por conta da morte de Eduardo Campos. "Então houve um prazo curto. Como ela estava bem em São Paulo, ela teve que priorizar outros Estados. Ela dá uma importância muito grande para Sorocaba", diz. 
 

Postar um comentário

0 Comentários