Radiação ultravioleta atinge nível extremo em Sorocaba

Exposição ao sol em dias de muito calor requer cuidados extras com a pele





Sabrina Souzasabrina.souza@jcruzeiro.com.br
programa de estágio

O sol intenso e o céu sem nuvens, registrados nos últimos dias em Sorocaba, têm feito com que a radiação ultravioleta (UV) se mantenha em uma média de 12 pontos na cidade, nível considerado extremo pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O índice, medido a cada 30 minutos, revela a quantidade de raios solares enviados à Terra no período mais quente do dia, entre as 9h e as 15h, e se situa numa escala que vai de 1 a 16. O cenário, que segundo os meteorologistas só deve ser amenizado a partir da semana que vem, mostra que a população local deve adotar medidas extras de proteção, como forma de evitar problemas de saúde provocados pela exposição ao sol.

Conforme explica Fábio Rocha, meteorologista do Inpe, apesar de preocupante, a maior intensidade dos raios solares é comum também nesta época do ano. "Estamos em uma estação de transição, que se caracteriza pela baixa nebulosidade e céu aberto", afirma. O fenômeno, segundo ele, é mais recorrente no verão, mas o primeiro mês da primavera também possui essas características. "Essa massa de ar quente, que deve predominar pelo menos até segunda-feira na região, contribui para aumentar a radiação. O que acontece é que as temperaturas estão cada vez mais elevadas", acrescenta.

O mapa disponibilizado no site do Inpe mostra que, em Sorocaba, o índice de UV máximo, que é registrado no horário em que o sol está mais forte, atingiu ontem o pico do número 12 na escala. Esse nível só ficou um ponto atrás dos registrados em estados no Norte e Nordeste do País. No Estado de São Paulo, apenas cidades do extremo sul ficaram abaixo na escala de UV, com registros de 11 pontos. São cinco as categorias de intensidade da radiação solar: baixo (1 a 2), moderado (3 a 5), alto (6 a 7), muito alto (8 a 10) e extremo (acima de 11).


Nebulosidade


Os primeiros sinais de aumento na nebulosidade estão previstos para acontecer entre domingo e terça-feira. "Há alguma possibilidade de chuva na terça", confirma Fábio. Já o meteorologista Franco Vivela, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que alguns índices de umidade devem chegar à região de Sorocaba a partir de amanhã. "No domingo, com o aumento de nuvens, há 30% de possibilidade de que chova fraco", diz. Franco revela que a onda de calor intenso que tem afetado a região foi causada pela compressão atmosférica, que inibiu a formação de nuvens. "Esse bloqueio da massa de ar impede a chegada de frentes frias e de ventos vindos da Amazônia", completa.

Os índices de umidade do ar, que haviam atingido os 15% na segunda, subiram ontem na cidade, chegando a 52%, inclusive com leves quedas nos termômetros. Hoje, porém, a temperatura volta a subir e pode chegar a 37ºC. No fim de semana, a previsão é de as temperaturas continuem batendo recordes. Entre sábado e domingo, as marcações devem ficar entre 23ºC e 39ºC.


Cuidados


Como o calor está intenso e a emissão de radiação ultravioleta está em níveis extremos, cuidados com a pele são imprescindíveis. Além do uso do protetor solar, a dermatologista Ana Alves de Melo indica que as pessoas tenham bom senso na exposição ao sol. "O período de maior incidência dos raios solares é das 9h às 15h, então é indicado tomar sol nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde", aponta. Segundo ela, os raios UV, em excesso, podem causar o envelhecimento precoce da pele, a possibilidade de desenvolvimento de câncer e o aparecimento de manchas. A médica atenta ainda para a importância da hidratação nos dias quentes e secos. "É importante beber bastante água e utilizar cremes hidratantes", finaliza. (Supervisão: Armando Rucci Filho)

Postar um comentário

0 Comentários