Superiores impediram alerta da crise, diz Dilma da Sabesp

Hanuska Bertoia e Folha de S.Paulo

do Agora
A presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), Dilma Pena, afirmou em uma reunião com diretores da empresa no dia 27 de julho que uma "orientação superior" impediu que dirigentes da companhia alertassem a população sobre a necessidade de economizar água.
"'Cidadão, economize água'. Isso tinha de estar reiteradamente na mídia, mas nós temos de seguir orientação, nós temos superiores, e a orientação não tem sido essa. Mas é um erro", disse.
No dia da reunião, o sistema Cantareira tinha 15,9% da capacidade. Ontem, chegou a 2,9%. O governo já havia adotado medidas como bônus nas contas para clientes que economizassem água e havia passado a abastecer consumidores do Cantareira com outros sistemas, como o Alto Tietê.
Resposta
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) transferiu para a Sabesp a responsabilidade da crise gerada após o vazamento do áudio.
"O governo de São Paulo nunca vetou qualquer alerta sobre a crise hídrica. Ao contrário, o próprio governador concedeu mais de uma centena de entrevistas coletivas, desde fevereiro, para salientar a gravidade da maior seca já registrada na história", disse a gestão, por meio de nota.
Após o governo se manifestar, Dilma Pena, presidente da Sabesp, emitiu nota em que afirma que a política de comunicação havia sido decidida pela empresa.
"A Sabesp foi a primeira a alertar a população sobre a maior seca da história. Em 27 de janeiro deste ano, a companhia iniciou campanha publicitária em que afirmava: 'o Sistema Cantareira está com o nível mais baixo dos últimos 10 anos. A falta de chuvas em dezembro o menor índice dos últimos 84 anos agravou o problema, deixando o sistema com apenas 24% da capacidade'. Seguia pedindo à população que economizasse água", afirma o texto.
A companhia disse ainda que o trecho do áudio "foi extraído de maneira distorcida".
Sabesp e governo afirmaram ainda que o vazamento da conversa foi seletivo às vésperas da eleição.
"É óbvio o claro intuito eleitoreiro da divulgação desonesta desta reunião interna de trabalho, a dois dias da eleição presidencial", disse a companhia na nota.

Postar um comentário

0 Comentários