Tempo seco e poeira agravam sintomas da rinite alérgica

Stephane Sena

do Agora
Calor intenso e ausência de chuvas. Esses fatores combinados deixam o tempo seco e agravam os sintomas de pessoas que têm rinite alérgica, doença causada por inflamação na mucosa nasal. Isso acontece porque, com a baixa umidade, os agentes que causam a alergia, como a poeira, ficam mais tempo no ar e são inalados durante a respiração.
Segundo a alergolologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Yara Mello, o tempo seco também evidencia a poluição da cidade, o que gera irritação na mucosa do nariz. "A melhor maneira de prevenção nesse caso é tomar bastante líquido, lavar o nariz com o soro fisiológico e, em casos extremos, usar máscara para andar na rua", explica.
De acordo com Yara, em média, 20% da população brasileira possui rinite alérgica. Entre os principais sintomas da doença estão obstrução nasal, espirros repetidos, coceira nos olhos, na garganta e no nariz. "Essa alergia respiratória ocorre, principalmente, pelo fator genético, ou seja, quem tem histórico de rinite na família tem mais riscos de desenvolver o problema em algum momento da vida", diz a especialista. Segundo ela, os principais agentes causadores da rinite alérgica são a poeira, os pelos de animais, os pólens e os fungos.

Postar um comentário

0 Comentários