Estiagem não deve atingir a região neste ano, afirmam meteorologistas

Com as chuvas, reservatórios já estão com capacidade quase normalizada.

Mesmo assim, a recomendação é de economizar água.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A estiagem que assombrou os moradores do Estado de São Paulo em 2014 não deve se repetir neste ano. O verão promete mais chuva, de acordo com os meteorologistas. Os reservatórios da região de Sorocaba (SP) já estão com a capacidade praticamente normalizada, mas, mesmo assim, a recomendação é a economia, principalmente em dias quentes.
Na garagem da casa de Ivone Serinhano, os cestos e o reservatório de quase dois mil litros de água continuam ocupando espaço. Mesmo com o abastecimento normalizado, a ordem na casa é economizar. "Quando chove, eu pego a água da chuva e a água que sobra quando eu lavo roupa, e uso para fazer limpeza, lavar banheiro. Não é porque a gente tem água, agora que está chovendo, que a gente vai esbanjar", diz a dona de casa.
Estiagem não deve atingir a região  neste ano, garantem meteorologistas (Foto: Reprodução/TV TEM)Estiagem não deve atingir a região neste ano,
garantem meteorologistas (Foto: Reprodução/TV TEM)
E se depender da chuva, Ivone vai conseguir armazenar mais água. De acordo com os meteorologistas, a previsão para o verão 2015 é de que chova mais do que no mesmo período do ano passado. Sendo assim, a seca que castigou muitas cidades do interior não deve se repetir de forma tão drástica.
"Uma das principais características da estação de verão é a chuva. Então, o que se espera do regime de chuva na estação de verão é que fique dentro da normalidade. Isso signifca que é para chover dentro da média. Normalmente, a gente faz uma média dos últimos 30 anos do mesmo mês e espera que, durante esse mês, [o volume de chuvas] fique em torno dessa média", explica o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira.
A chuva dos meses de novembro e dezembro ajudaram a elevar o nivel dos reservatórios da região. Na represa do Itaim, responsável por abastecer 30% de Itu (SP), o cenário é outro. Durante a estiagem, a capacidade chegou a 2% e nas últimas semanas subiu para 90%.

Em Sorocaba, a situação também já é bem diferente. Em julho, o nivel da represa do Ferraz chegou a ficar com 25 centímetros e, agora, depois das chuvas, voltou quase ao normal, com dois metros e 30 centímetros.
Com o tempo seco na maior parte de 2014, a população de Itu foi castigada com a falta d'água. O racionamento durou 10 meses e as lembranças não são nada boas. "O que eles fizeram com a gente, aqui de Itu, foi uma humilhação", diz Ivone.
Algumas regiões da cidade, como Éden, Cajuru, Aparecidinha e Iporanga, enfrentaram o racionamento. O rodízio durou cnco meses e terminou no início de dezembro. Apesar da melhora nos reservatórios, a dica é continuar economizando para evitar o caos no abastecimento mais uma vez.
"Pelo prognóstico, nós não esperamos que ocorra isso [uma nova estiagem], mas vale lembrar que, como o período passado foi muito seco, longe da normalidade, essa chuva que a gente espera não deve suprir toda a defasagem. Então, segue o alerta para não desperdiçar", finaliza o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira.
Estiagem não deve atingir a região  neste ano, garantem meteorologistas (Foto: Reprodução/TV TEM)Estiagem não deve atingir a região neste ano, garantem meteorologistas (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários