Mundo celebra 23º Dia Mundial da Água neste domingo

DE SÃO PAULO

Neste domingo (22), o mundo celebra o 23º Dia Mundial da Água.
Acontecendo todo dia 22 de março desde 1993, a data visa chamar a atenção do planeta sobre a importância da água doce.
A cada ano, o dia tem um tema diferente. Em 2015, é "Água e desenvolvimento sustentável", que trata da relação da água com todas as áreas que devemos levar em conta para termos um futuro sustentável, tais como saúde, natureza, urbanização, indústria, energia, comida e igualdade.
"Para eliminar os múltiplos problemas relacionados à água, devemos trabalhar com um espírito de cooperação urgente, com mente aberta às novas ideias e à inovação, e dispostos a compartilhar as soluções que todos necessitamos para um futuro sustentável", diz Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, sobre a data.
A criação de um dia internacional dedicado à água foi recomendada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, celebrada em 1992 e que ficou conhecida como Eco-92.
Em 22 de dezembro daquele ano, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que declara 22 de março como Dia Mundial da Água.
Desde então, atividades como conscientização pública por meio de documentários, organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas ao tema acontecem em diversos países todo 22 de março.
A ONU estima que, apesar dos esforços feitos e resultados positivos obtidos durante esses anos, cerca de 748 milhões de pessoas não tenham acesso a água potável e 2,5 bilhões a saneamento básico no mundo.
Em 2016, o tema da data pela água será "Água e empregos". 

Postar um comentário

0 Comentários