Vereador diz que há 'quadrilhas' envolvidas na prefeitura de Sorocaba

José Crespo denunciou irregularidades na sede do Executivo ao MP.

Administração municipal registrou queixa na delegacia contra o vereador.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Uma denúncia de suspostas irregularidades na Prefeitura de Sorocaba(SP) virou caso de polícia. Segundo o vereador José Crespo (DEM), existe um esquema de irregularidades e improbidades administrativas ocorrendo no Paço Municipal. O Executivo, que nega os fatos, registrou um boletim de ocorrência contra o vereador.
De acordo com Crespo, 18 quadrilhas estariam agindo na prefeitura há cerca de dez anos. Ele protocolou as denúncias no Ministério Público. Algumas delas já viraram ações na Justiça, como compras sem licitação, suposta formação de cartel e manipulação na distribuição de verbas.
"Todas as denúncias não começaram no meu gabinete. São de cidadãos ou servidores públicos que aqui trouxeram, indignados. Vários documentos e testemunhas. Eu analisei a consistência dessas denúncias. Quando entendi que eram consistentes, aí sim, pedi à prefeitura que explicasse. Em geral, não houve explicação na época. Para eu não ser conivente, eu simplesmente fui para a etapa seguinte, que era o Ministério Público, a Polícia Civil e o judiciário. Algumas vezes, o Tribunal de Contas", comenta o vereador.

De acordo com o secretário, o caso foi parar na polícia porque as denúncias do vereador não têm fundamento. "Muitas das questões trazidas pelo vereador Crespo fazem parte de procedimentos administrativos abertos pela prefeitura há muito tempo ou de processos em andamento no Ministério Público ou na Justiça em Sorocaba. Ele não traz nada de novo. Não colabora com nada, não traz prova robusta capaz de justificar e dar razão as suas alegações", diz o secretário.
Incomodada com as afirmações do parlamentar, a prefeitura registrou um boletim de ocorrência e, agora, o caso é investigado pela Delegacia Seccional de Sorocaba, que já ouviu Crespo e o secretário de Governo, João Leandro.
Mesmo assim, João Leandro explica que todas as afirmações de Crespo serão investigadas pela Corregedoria Municipal. "A Corregedoria Geral do município foi criada exatamente para isso, para não deixar nenhuma dúvida em relação às atitudes e atos praticados por agentes públicos municipais", finaliza.
Crespo apresentou vários documentos aos órgãos de fiscalização (Foto: Reprodução/TV TEM)Crespo apresentou vários documentos aos órgãos de fiscalização (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários