20/04/15 - Memórias do beato Milton Gurgel, ex-sargento do exército, cassado pela ditadura militar por lutar pela justiça social‏

MEMÓRIAS DO BEATO MILTON GURGEL PRAXEDES

"Vizinho do beato Milton Gurgel Praxedes na década de 60 no bairro do Tatuapé, convivi com seus filhos. Posso afirmar que era católico fervoroso, sempre lutou contra a injustiça social, antes e depois do golpe militar. Dono de uma vasta biblioteca, tive oportunidade de ler muitos de seus livros emprestados, principalmente os que falavam sobre ciência, literatura (havia muitos folhetos de cordel) e política, incluindo a teoria marxista.
Em 1964, como sargento do exército, foi afastado e cassado pela ditadura, no 1º Ato Institucional, por sua opção pelos pobres. Antes de 31 de março de 1964, o beato Milton Gurgel prestava serviço em Recife, onde sempre deu apoio à luta dos camponeses, na ocasião, liderada por Francisco Julião. 
Lembro que foi levado para o navio Raul Soares, ancorado em Santos, onde permaneceu preso, em condições precárias, juntos com vários outros sargentos, contrários ao golpe civil-militar. Depois de libertado, quebrado economicamente, tinha que comparecer anualmente perante o Comando do 2º Exército, ao lado da Assembleia Legislativa de SP, onde, humilhado, tinha que relatar suas atividades.
Em vida, chegou a me mostrar alguns de seus escritos, literatura de cordel, que pessoalmente gostava. Desconhecia que tinha uma produção mais ampla, compilada por um de seus filhos, e que resultou no livro lançado este mês.
Para mim, antes de qualquer denominação, "padre louco", "Dom Gurgel", para mim ele era uma espécie de Antônio Conselheiro - que arrastava vários seguidores. Em três oportunidades, estive no Jardim das Oliveiras, em São Miguel Paulista, onde recebia de "braços abertos" os sofredores de rua, os marginalizados."
Paulo Dantas - editor do RodapéNews


Folha - Ilustrada - 18/04/2015
Memórias de 'padre louco' ganham edição em livro
Loucura total ou estilo literário inovador?
Eis a questão suscitada por Milton Gurgel Praxedes, para a qual não há resposta clara

Íntegra do texto:

Caso você não consiga abrir o link acima, você encontra a  íntegra do texto na edição do RodapéNews desta segunda-feira-feira, 20 de abril de 2015 (clique aqui)


Postar um comentário

0 Comentários