Caixas eletrônicos sofrem 2 ataques a cada 5 dias

Ações se intensificaram do início de março para cá. Foram 17 em 40 dias

Marcelo Andrade

A cada cinco dias, dois casos de ataques a caixas eletrônicos (com êxito ou não) foram registrados, em média, em Sorocaba e cidades da Região Metropolitana desde o início de março. As ocorrências desse tipo de crime passaram a se intensificar, já que em 40 dias, foram 17 ações desse tipo de crime em agências ou postos bancários, das quais seis somente nos últimos oito dias. Ontem, três equipamentos foram explodidos dentro de um supermercado na Vila Helena, durante a madrugada. Além de Sorocaba, as últimas ações dos bandidos aconteceram também em São Roque, Votorantim, Laranjal Paulista, Angatuba e Alumínio. Desde o início do ano foram 21 casos dessa natureza de crime. A Polícia Civil foi procurada para esclarecer se há suspeita de relação entre os casos, mas o delegado responsável pelas investigações não foi encontrado para falar com a reportagem.

A ação de ontem aconteceu por volta das 4h30, quando o barulho da explosão foi ouvido por moradores da região. Os três caixas, um do Banco Bradesco e dois do Banco 24 horas, estavam localizados dentro do supermercado Bom Brasil, situado na esquina da avenida Manoel Camargo Sampaio com a rua Francisco Marcos Igles de Souza. A área foi isolada pela Polícia Militar para a chegada da perícia técnica. Testemunhas disseram que viram os criminosos fugindo em um carro branco e, no local, foi deixado um alicate tesoura.

Na maioria dos casos, os criminosos praticam o furto com uso de armamento pesado. Em Votorantim, na última segunda-feira, chegaram a disparar com fuzis contra uma viatura da Polícia Militar (PM), que fazia patrulhamento na região do Aquário Cultura, no Centro, onde o crime foi praticado. De todas as nove últimas ocorrências registradas, até o momento, apenas uma quadrilha foi presa - sete pessoas em Alumínio, no dia 2 de abril.

No último dia 4, um bando armado invadiu uma agência bancária no centro de Laranjal Paulista e explodiu oito caixas eletrônicos. Na fuga, os bandidos atiraram contra veículos e prédios, inclusive da delegacia local, mas ninguém ficou ferido.

Outro caso que chamou a atenção aconteceu no dia 8 de fevereiro, quando criminosos explodiram dois caixas automáticos que ficavam localizados dentro do hospital Unimed, às margens da rodovia Raposo Tavares, na zona oeste da cidade. Segundo informações da Polícia Militar na ocasião, cinco homens armados chegaram em um carro por volta das 6h, dominaram o vigia que estava na portaria de acesso para automóveis e entraram no local. Além dos vigias, funcionários do hospital e um casal de pacientes também foram rendidos.


"Vulnerabilidade" e ações de combate


Conforme disse o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, há duas semanas, em entrevista ao Cruzeiro do Sul sobre o índice de criminalidade, "as cidades menores são mais vulneráveis a esse tipo de ação, devido ao baixo efetivo de policiamento". A recorrência dos casos, no entanto, é percebida pela população e ocorre pouco mais de um mês depois que o governo estadual divulgou uma série de medidas para combater e prevenir as explosões a caixas eletrônicos. De acordo com o delegado-geral de polícia (DGP), Youssef Abou Chahin, parte dessas ações já foi implantada. "As empresas que trabalham com explosivos, por exemplo, estão obrigadas a escoltar a mercadoria transportada", disse há duas semanas, durante visita a Sorocaba.

Para o comandante geral da PM do Estado, Ricardo Gambaroni, embora as ocorrências de explosão a caixas eletrônicos tenham se tornado mais frequentes no interior, a demanda deve começar a diminuir por conta de medidas anunciadas no mês de fevereiro. Além da escolta, também está no pacote de ações o fornecimento da localização de todos os caixas eletrônicos e de imagens captadas por câmeras das agências e pontos bancários. Todos os caixas eletrônicos devem receber, também, mecanismos que previnam os furtos, como placas mais resistentes de proteção, emissores de fumaça e dispensadores de tintas para inutilizar as notas. A PM informa que seis suspeitos de envolvimento de furto a caixas eletrônicos foram presos em flagrante, na semana passada, em Alumínio. Além disso, policiais militares frustraram uma ação de criminosos em Conchas.

No início da noite de ontem a Secretaria de Segurança Pública informou que, de janeiro de 2014 a fevereiro de 2015, o trabalho de inteligência policial resultou na prisão de 203 criminosos envolvidos com explosões de caixas eletrônicos no Estado. Informa ainda que na última quinta-feira, cinco integrantes de uma das principais quadrilhas deste tipo de crime foram presos por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e do Departamento de Polícia Civil de São José do Rio Preto (Deinter 5). A nota informa ainda que apenas em fevereiro deste ano, o número de casos caiu 66,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado: foram 21 ocorrências em 2015, contra 62 em 2014.

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 31 de março, projeto de lei que aumenta a pena pelo uso de explosivos no furto qualificado, como no caso de explosões de caixas eletrônicos. A proposta foi aprovada com as alterações sugeridas em fevereiro pelo governador Geraldo Alckmin em visita a Brasília. (Colaboraram Sabrina Souza e Giuliano Bonamim)

Postar um comentário

0 Comentários