Estudantes podem ficar sem crédito para pagar faculdade

Vinícius Bezerra da Silva não está conseguindo Fies

William Cardoso

do Agora
A uma semana do prazo final, estudantes universitários ainda enfrentam dificuldade para renovar ou obter pela primeira vez o crédito do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Segundo alunos e a Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), o MEC (Ministério da Educação) têm dificultado o acesso ao sistema ou criado entraves burocráticos. A data final é 30 de abril.
Segundo o ministério, de 1,9 milhão de contratos do Fies, cerca de 300 mil ainda não foram renovados. Outros 242 mil novos contratos foram fechados –no ano passado, foram 732,2 mil. Com o Fies, o estudante paga uma parcela simbólica enquanto cursa a faculdade e só começa a amortizar a dívida 18 meses após concluir a graduação (veja quadro abaixo).
Os alunos dizem que estão encontrando empecilhos no sistema de cadastramento pela internet. Isso ocorre desde janeiro deste ano.
Resposta
O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão do MEC responsável pelo Fies, afirma que o site do programa está "funcionando normalmente".
"Mesmo com o grande número de acessos simultâneos, os estudantes têm conseguido realizar aditamentos e fazer novas inscrições.
Segundo o FNDE, o prazo para renovação pode ser prorrogado, se for necessário.
O órgão diz que "os valores que constam do sistema informatizado do Fies são alimentados pelas próprias instituições de ensino".

Postar um comentário

0 Comentários