7 em 10 reclamações são sobre motorista e cobrador

William Cardoso

Problemas relacionados ao trabalho de motoristas e cobradores foram alvo de 7 em cada 10 reclamações que chegaram até a SPTrans no primeiro trimestre deste ano.
Segundo levantamento obtido pelo Agora, foram 8.645 queixas, uma a cada 15 minutos, de um total de 12.157 críticas feitas no período ao órgão municipal.
Os dados mostram também que praticamente uma em cada quatro reclamações que chegaram até a SPTrans diz respeito ao fato de o motorista não atender ao sinal de parada, seja no embarque ou desembarque.
É o já conhecido grito de "vai descer", que os passageiros dão quando o condutor pula o ponto.
Foram 2.990 queixas nos primeiros três meses do ano, uma a cada 43 minutos.
A SPTrans afirma que fiscaliza as empresas de ônibus e que, no primeiro semestre, aplicou 22.298 autuações.
A fiscalização sobre as linhas citadas na reportagem será intensificada, segundo o órgão.
A SPTrans diz que as empresas dão treinamento e reciclagem para os funcionários, incluindo questões como relacionamento com os usuários e direção defensiva.
A SPUrbanuss (sindicato das empresas de ônibus) diz que os operadores são orientados com relação a todos os procedimentos permitidos e não permitidos.
A entidade diz que as reclamações representam 0,002% do total de passageiros transportados.
"Comparando-se os resultados acumulados de janeiro de 2015 com o mesmo período do ano passado, houve queda de -45,4%", diz.
A entidade afirma que o trânsito afeta a circulação dos ônibus e que as empresas tentam oferecer instalações sanitárias, na medida do possível.

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