Postos de saúde para idosos têm calçadas irregulares

Cadu Proieti

do Agora
As Ursis (Unidades de Referência à Saúde do Idoso) de São Paulo, mantidas pela prefeitura para atender pacientes da terceira idade com doenças graves, têm atendimento elogiado pelos frequentadores, mas não possuem acessibilidade necessária para pedestres idosos ao redor das unidades.
Vigilante Agora percorreu as sete unidades existentes na cidade (três na zona sul, dois na zona norte, um na região central e um na zona leste).
Somente uma delas, no Ipiranga (zona sul), possui totais condições para uma chegada tranquila ao posto de atendimento.
Os maiores problemas encontrados foram desníveis e buracos nas calçadas do entorno dos equipamentos.
Tal situação foi vista nas Ursis Cidade Ademar, Santo Amaro, Sé, Mooca, Carandiru e Jaçanã/Tremembé.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que possui um plano de acessibilidade que prevê investimentos de R$ 14 milhões por ano para reformar as unidades de saúde da cidade.
De acordo com a pasta, as Ursis citadas pela reportagem serão beneficiadas por esse plano.
A Secretaria da Coordenação das Subprefeituras informou que órgãos regionais responsáveis realizarão, na próxima semana, vistoria nas Ursis para verificar as condições do passeio.
Caso seja constatada necessidade de intervenção, a pasta afirmou que as subprefeituras incluirão as unidades no programa de reforma de calçadas lançado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em maio.
O projeto prevê construir ou reformar 1 milhão de metros quadrados de passeios públicos da capita, principalmente nos bairros mais periféricos da capital.

Postar um comentário

0 Comentários