São Roque:Aula pública na praça Matriz homenageia os professores












Foto:Entrega de flores aos professores e Professores



Fotos: intervenção teatral do grupo de secundaristas Casca Grossa

Ontem de manhã na Praça da Matriz houve uma manifestação de dar orgulho a todos cidadãos e cidadãs de São Roque.Uma aula pública em homenagem ao dia dos professores…Claro que sabemos que não temos muito a comemorar mas sabemos que temos de lutar para não perder os poucos direitos conquistados com muita luta.
A novidade desta aula foi a união de diversos setores da sociedade civil em torno de objetivos comuns, deste modo  se via na praça o pessoal da saúde, da educação, cultura, advogados entre outros.
Além disto, conviviam  civilizadamente pessoas que apoiaram diferentes candidatos na passada eleição. Todo sabem que acima de partidos e das diferenças políticas está a defesa da educação, saúde e da cultura.Este é espírito da democracia e da polis grega e sinal que podemos pensar diferentes mas agir em conjunto para determinados fins.
A aula pública seguiu o que já havia sido divulgado neste blog e pelo jornal O Democrata. Houve a abertura pelos dois grandes músicos João Bid e Mateus Pezzota nos brindaram com músicas da resistência a ditadura militar, e deste modo nos lembram a importância de preservar a democracia nos tempos atuais.
Foi fundamental a presença de três especialistas convidados, o professor doutor Frank, do instituto federal, o professor Francisco, professor de filosofia na Unifesp Guarulhos, com doutorado na Alemanha, e o supervisor da Prefeitura de São Paulo Juditilino, ex-diretor do Horácio Manley Lane . Estes especialistas em educação moram em nossa cidade.






Vídeos com apresentação de João Bid e Mateus Pezzota





 Veja abaixo o texto da professora Marisa Misael:

Neste sábado, 15 de outubro, dia dos professores, cerca de 150 pessoas se reuniram na cidade de São Roque, Praça da Matriz, numa AULA PÚBLICA que teve como pauta NÃO À PEC 241 e a Reforma do Ensino Médio (MP n. 746)
Nada mais gratificante que 
#VISUALIZAR ali diante de tantos professores doutores, mestres, advogados, alunos, #A #GRANDEZA do ser humano que não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe.
Poder ver numa grande aula que destino não é freqüentemente inevitável, mas uma questão de escolha. 
Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.
E ali entre as falas de acadêmicos (IFSP e Unifesp) e de representantes de associações dos professores , de professores, de diretores, de supervisor de ensino e de alunos ficou nítido a todos sobre as consequências, caso sejam aprovadas, a PEC 241 e a MP n. 746.
E não são poucas estas consequências!!!
Talvez alguns se perguntem se não é necessário cortar despesas ?
Mas você corta a despesa de sua casa pelos remédios de sua mãe? Ou pelo lanche da escola de seu filho?
Porque não se cortam despesas dos salários vitalícios de presidentes e senadores? Dos luxos e "auxílios" dos mesmos?
Porque começar de baixo e nunca de cima?
Foi lindo!!!
Emocionante!!!
Quanto aprendizado!!!
Ocorreram apresentações musicais (João Bid e Matheus Pezzotta) e intervenção cênica (grupo Casca Grossa).
E é claro, a comemoração ao dia dos professores, não podia passar em branco e.... rosas foram entregues para eles, MESTRES, educadores presentes representaram muitos e muitos que são responsáveis pelo futuro da nação. 
Encerrando a Aula, os presentes fizeram uma caminhada nas principais ruas do centro da cidade de São Roque entoando o chamado “Não à PEC 241, abra sua mente e saia do senso comum!”.
Palavras de ordem sairam de alguns que foram tomados pela emoção. 
Principalmente os alunos que bradavam suas vozes tomadas pelo espírito de poderão e farão a diferença.

Postar um comentário

0 Comentários