Temer anuncia Forças Armadas dentro de presídios


Postado em 17 de janeiro de 2017 às 3:13

Do Valor:
O presidente Michel Temer colocou nesta terça-feira à disposição dos governos estaduais o apoio das Forças Armadas para controlar a crise do sistema penitenciário. O presidente admite que a crise se expandiu e exigiu medidas mais firmes do governo federal, embora a segurança pública seja uma atribuição dos Estados. “É fato que a crise ganhou contornos nacionais, o que exige ação extraordinária do governo federal”, disse o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.
As Forças Armadas entrarão em campo em ações de cooperações específicas. Haverá inspeções rotineiras dos presídios para localizar e apreender materiais proibidos, como armas e celulares. “Essa operação visa restaurar a normalidade e os padrões básicos de segurança” dos presídios, disse o porta-voz. O governador terá de concordar, contudo, com a presença das Forças Armadas nos locais.
Além desta iniciativa, Temer determinou maior integração dos órgãos de inteligência do governo, nos moldes praticados durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O objetivo é viabilizar “intensa troca de informações” entre os setores de inteligência dos Estados e do governo federal sobre o combate ao crime organizado.
Também será criado um comitê de integração na área de inteligência formado pelos ministérios da Justiça, da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional.



Postar um comentário

0 Comentários