Alckmin diz que acidente será investigado e que metrô é seguro



Folha de São Paulo

Mais de 24 horas depois da batida de trensna linha 3-vermelha do Metrô, o governador se São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se pronunciou sobre o acidente. Ele falou em entrevista coletiva na manhã desta quinta, no Instituto do Coração, após solenidade em que anunciou verba de R$ 69 milhões para a instituição.

"Está sendo investigado o problema. Foi um problema técnico de uma placa na ferrovia. Não foi nem no trem, mas no sistema ferroviário. Está sendo checado o que pode ter levado a esse problema. Nossa total solidariedade a quem ficou ferido, às pessoas que passaram por esse acidente."
"Você teve um acidente. Não é uma coisa normal, não foi falha humana, por isso que está sendo verificada qual foi a origem e será corrigido o problema", completou o governador, que negou ainda que o sistema de transporte esteja saturado e afirmou que o usuário pode ficar tranquilo ao usar o metrô.
"Hoje os metrôs mais modernos do mundo operam com sistema, porque ele permite uma aproximação maior. Nós queremos diminuir de cinco minutos para quatro o intervalo de trens na CPTM e de 125 segundos para 85 segundos a diferença entre um trem e outro no caso do Metrô. Você tem muito mais segurança com os sistemas, que é o caso da linha 4", completou o governador.
O acidente ocorreu na manhã de ontem entre as estações Penha e Carrão, na linha 3-vermelha do metrô. As duas composições se chocaram deixando 49 pessoas feridas. Apesar disso, 103 pessoas procuraram unidades de saúde do município e outras três foram socorridas em prontos-socorros do Estado.

Acidente no metrô

 Ver em tamanho maior »
Jorge Araújo/Folhapress
AnteriorPróxima
Dois trens bateram na linha 3-vermelha do metrô por volta das 9h50 desta quarta-feira Leia mais
O acidente só não foi maior porque ao se dar conta da iminência de um choque, o maquinista puxou a alavanca do freio de emergência. O trem reduziu dos cerca de 50 km/h em que estava para algo entre 9 km/h e 12 km/h.
Segundo o diretor do sindicato Alex Fernandes, uma hora antes do acidente, um maquinista de outro trem percebeu a mesma falha e avisou o metrô, por volta das 9h. "Nós vamos verificar quem é que apontou uma hora antes e o que foi comunicado", afirmou Alckmin.
GREVE
Em assembleia realizada ontem, os integrantes do Sindicato dos Metroviários decidiram entrar em greve a partir das 0h da próxima quarta-feira (23). A proposta do Metrô de São Paulo, de reajuste salarial de 4,65%, não foi aceita. A categoria exige aumento de 14,99%.
Apesar de a decisão já ter sido votada, uma nova assembleia deve ocorrer na noite da próxima terça-feira (22), para analisar uma eventual contraproposta do Metrô.
Contatada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Metrô disse que a empresa continuará a negociar com os metroviários. Em nota, o Metrô afirmou ainda que "deverá entrar com uma medida cautelar inominada para garantir a prestação de serviços".
Alckmin disse que mantém "diálogo com os sindicatos". "Espero que não tenha greve, porque o governo está em diálogo com os sindicatos de trabalhadores, as entidades. O diálogo é permanente, só faz greve quando não tem diálogo. Greve prejudica a população. Nós mantemos a disposição para o diálogo, mas também não vamos aceitar nenhum tipo de chantagem."
PT
No início da tarde, após o lançamento de medidas de estímulo ao empreendedorismo e à micro e pequena empresa, no Palácio dos Bandeirantes, Alckmin voltou a ser questionado sobre o Metrô. Repetiu que aguarda o resultado das investigações e o discurso de que o sistema de trens é seguro, mas subiu o tom contra o PT.
Acusou o partido de querer "tirar casquinha" do acidente e de não contribuir com verbas para o trasnporte ferroviário metropolitano. "Não tem um centavo do PT em metrô e trem em SP. Nenhum centavo. Só tem crítica e aleivosias como essa. Pinçam números pontuais para fazer política eleitoral."
O pré-candidato petista à Prefeitura, Fernando Haddad, criticou ontem a gestão tucana nos transportes, e a bancada do partido na Assembleia protocolou requerimento para que o presidente do Metrô, Peter Walker, seja convocado para explicar o acidente.
Alckmin negou que tenha havido diminuição nos investimentos na linha-3.
"Não [houve queda]. Nós aumentamos todos os investimentos. O maior investimento do governo do Estado é metrô e trem. Só no sistema de energização são mais de 300 milhões de reais em novas subestações de rede elétrica. Estamos até parando algumas linhas no domingo para poder ganhar tempo nesse trabalho."

Postar um comentário

0 Comentários