Eleições 2016 já movimentam bastidores políticos

A um ano e meio do próximo pleito, candidatos e partidos se articulam para iniciar a disputa a prefeito
César Santana 
cesar.santana@ jcruzeiro.com.br 

A um ano e meio das eleições municipais que escolherão os novos prefeito e vereadores, em outubro de 2016, o meio político já começa a se movimentar em busca de nomes, de avaliações de conjuntura e estratégias para um bom resultado no pleito do ano que vem. Ainda não há nomes confirmados, apenas intenções de alguns candidatos e partidos. Embora o assunto ainda não seja tema de reuniões partidárias oficiais, a sucessão já movimenta as conversas de bastidores. 

Se depender da vontade individual, Sorocaba já tem ao menos três pré-candidatos à Prefeitura. São os vereadores José Crespo (DEM) e Marinho Marte (PPS) - que atualmente formam, ao lado da bancada do PT, o principal eixo de oposição ao governo de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) no Legislativo - e o presidente da Câmara, Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba 1, como é conhecido o vereador do PR. Os três anunciaram a intenção de concorrer ao cargo mais alto do Executivo e, dessa forma, tentar quebrar a hegemonia do PSDB, partido que governa a cidade há mais de 20 anos ininterruptos. 

Para Crespo, a disputa não será novidade. Se efetivar sua candidatura, esta será a quinta vez que concorrerá ao cargo. Na primeira oportunidade que disputou a Prefeitura de Sorocaba, em 1992, o democrata foi derrotado por Pannunzio. Nas duas eleições seguintes (1996 e 2000), Crespo viu Renato Amary (PMDB) ser eleito e, em sua última disputa, em 2004, terminou atrás de Vitor Lippi (PSDB). 

Já Marinho Marte, que está à frente de seu oitavo mandato, ou seja, desde 1983 na Casa de Leis, tentará pela primeira vez a ocupar o sexto andar do Palácio dos Tropeiros. Ele chegou a permanecer no cargo, mas apenas por alguns dias em 2010, quando era presidente da Câmara e substituiu Vitor Lippi, que era prefeito à época. 

Cláudio do Sorocaba 1 está em sua terceira legislatura e também se prontifica pela primeira vez a disputar o cargo de prefeito. "O partido vai lançar candidatos em todas as cidades de grande porte e Sorocaba está nesse contexto", explica Cláudio. Crespo e Marinho Marte também anunciaram seus nomes, mas para a disputa efetiva aguardam o acerto de alguns detalhes. O primeiro espera o desfecho das tratativas de fusão de seu partido, o DEM, com o PTB; enquanto o segundo deverá discutir melhor o assunto com o partido nos próximos dias.

Postar um comentário

0 Comentários