CHS restringe aplicação e fornecimento de remédios

cruzeiro do sul

 
   

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) está restringindo o fornecimento e a aplicação de medicamentos endovenosos para tratamento da artrite reumatoide, antes disponibilizados para qualquer pessoa com indicação médica. A medida foi anunciada semana passada aos pacientes, que teriam ficado sem alternativa para receber os remédios gratuitamente. Na Farmácia de Alto Custo do CHS, uma funcionária informou ao Cruzeiro do Sul que a liberação dos medicamentos só acontecerá mediante a prescrição de um local onde possam ser aplicados, pois o Centro de Indução existente no local só está fazendo a aplicação em pacientes tratados no próprio CHS.
 
O reumatologista Benedito José de Sampaio, que trata em sua clínica dezenas de pacientes com a doença, explica que antes qualquer pessoa com prescrição dos medicamentos actemra, orencia e mabthera podia fazer o agendamento para a retirada na Farmácia de Alto Custo e aplicação no Centro de Indução do CHS. Segundo ele, os remédios são administrados diretamente na veia e servem para o controle da artrite reumatoide, evitando a dor e deformação nos pacientes. "No entanto, os pacientes foram surpreendidos com a notícia de que não poderão mais fazer a aplicação no local", afirma. O médico reclama que a medida não foi informada com antecedência e, por isso, as pessoas que utilizam os remédios estão sem saber o que fazer. "Este era o centro de referência da região."
 
O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba informou, na sexta-feira, que desde o início do ano vem alertando os pacientes sobre a alteração. "Especificamente em fevereiro deste ano, de fato, o fluxo foi redimensionado visando que cada paciente seja orientado para que procure o médico prescritor para que o mesmo o auxilie na infunsão, exceto os casos dos pacientes que já são atendidos no ambulatório do Conjunto Hospitalar de Sorocaba", de acordo com nota enviada. Não responderam, no entanto, qual o motivo da mudança, se é temporária ou definitiva e as alternativas de locais para as aplicações.
 
 


Leia a versão integral do texto na edição digital, exclusiva para assinantes.
(Clique aqui para fazer uma degustação gratuita)

Postar um comentário

0 Comentários