NOTA DE ESCLARECIMENTO: Levante Popular da Juventude Ouro Preto

Levante Popular da Juventude - São João del-Rei
| NOTA DE ESCLARECIMENTO |
O movimento tem sido exposto a uma série de acusações tendenciosas, superficiais e equivocadas nos últimos dias, por isso viemos em nota prestar esclarecimentos.
O Levante Popular da Juventude é uma organização nacional de jovens que luta pela transformação da sociedade e a conquista de direitos sociais para o povo brasileiro. Somos uma juventude que não se conforma com as injustiças e as desigualdades. Defendemos e nos colocamos na construção de um projeto popular para o Brasil, na contramão do projeto das elites brasileiras que promovem a violência, a desinformação, a retirada de direitos sociais e a entrega de nossas riquezas naturais para uma elite econômica nacional e internacional.
Um dos fatos citados no vídeo foi o ato realizado no dia 18 de dezembro de 2015. O ato ocorreu na EFOM, que faz parte da Ferrovia Centro-Atlântica, uma empresa do grupo VLI, do qual a VALE é uma das principais acionistas. A ação tinha o caráter de denunciar o crime cometido em Mariana, com o rompimento da barragem da Samarco (mineradora controlada pela VALE e pela empresa anglo-australiana BHP Billiton). Na ocasião havia completado um mês do desastre que deixou 15 mortos, 12 desaparecidos, centenas de famílias desabrigadas, cidades com o abastecimento de água comprometido e danos ambientais incalculáveis (mais informações:https://www.facebook.com/levantesjdr/videos/465325493651486/).
Em relação à suposta “doutrinação” realizada pelo movimento, consideramos extremamente equivocado taxar de “doutrina vermelha” ou carregada de “má intenção” qualquer opinião que não corresponda às ideologias dominantes, difundidas em massa pelos grandes veículos de comunicação. Dessa forma, ressaltamos a importância da discussão dentro das escolas e universidades sobre questões sociais e políticas que nem sempre são abordadas pelos conteúdos formais, mas que são fundamentais para a formação de uma consciência crítica, engajada e autônoma. Nesse sentido, reiteramos que somos contra a escola sem partido, por não acreditar ser possível a neutralidade em um discurso (mais informações: http://www.diplomatique.org.br/acervo.php?id=3239https://www.youtube.com/watch?v=jjq7FXzeqI0https://www.youtube.com/watch?v=zge2iJNo3Ig).
Assim, é justificada a visita a Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa, onde foi abordado o tema da violência contra a mulher. Na ocasião, o caso de estupro de uma adolescente por 30 homens causou comoção nacional e reafirmou a urgência de um amplo debate sobre o tema, num país onde 5 mulheres sofrem violência a cada 2 minutos, segundo pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, em 2010 (mais informações sobre a violência contra a mulher no Brasil: http://www.compromissoeatitude.org.br/dados-e-estatisticas…/). Violência contra a mulher não cabe no mundo que a gente quer!
Por fim, somos solidários aos povos da América Latina e aos governos progressistas que representaram, no último período, a conquista de uma série de direitos sociais. Os países latino-americanos tem sofrido várias tentativas de golpe por uma elite política, com o objetivo de realinhar a economia da região aos interesses de países imperialistas, como no caso da Venezuela. O povo venezuelano tem sido vítima de uma guerra econômica promovida pelas elites empresariais, visando desabastecer os mercados de produtos de necessidade básica e criar uma instabilidade político-social no país. Ainda assim, o governo de Nicolás Maduro tenta remediar a situação pelo fornecimento de alimentos em mercados populares, o que tem se mostrado insuficiente diante das necessidades do povo. Nos últimos dias, o país tem passado por uma investida política de setores golpistas do parlamento nacional que buscam de maneira fraudulenta e criminosa, atropelando decisões do Tribunal Supremo de Justiça, a destituição de Maduro. Essa crise política, promovida por esses setores, se arrasta desde o governo de Hugo Chavéz, com intuito de combater as conquistas sociais realizadas nos últimos anos, como o aumento dos investimentos em educação e saúde, e reestabelecer o controle total sobre as reservas de petróleo por uma pequena elite nacional e estrangeira (mais informações sobre a realidade da Venezuela: http://178.62.201.127/noticia/venezuela-que-ditadurahttp://www.albamovimientos.org/…/ultima-hora-pueblo-venezo…/https://www.youtube.com/watch?v=MTui69j4XvQ).
Convidamos a todas e todos a conhecerem mais o movimento e as nossas lutas!
Vamos combater o ódio e a desinformação!
Levante Popular da Juventude
São João del Rei
27 de outubro de 2016

Postar um comentário

0 Comentários