Abraço de afogados e o “catadão” de Barbosa

dobrad
A notícia do dia, ainda que publicada com várias ressalvas sobre sua viabilidade, é manchete no Estadão: uma aliança eleitoral (a política já existe desde que o golpe passou a ser tramado) entre Geraldo Alckmin e Michel Temer, cabendo a este indicar Henrique Meirelles como vice em chapa encabeçada pelo tucano.
Pode, claro, ser balão de ensaio e ser mais uma novidade natimorta, tamanhas são as dificuldades e resistências criadas pelas muitas bocas para pouca farinha. Mas é sinal que o PSDB tem sua base paulista de tal modo corroída que aceita assumir a alça do caixão de Temer em nome de uma composição que lhe deixe São Paulo nas mãos.
Michel Temer, ou quem ele venha a fazer de “preservador de seu legado” sabe que não irá, com toda a máquina partidária, a mais de um dígito nas preferências eleitorais. Geraldo Alckmin, idem.
Como a soma, em eleições, não é uma operação aritmética, é provável que os dois, juntos, também não consigam mais do que separados, exceto nas eleições paulistas.
É mais significativo o que vem daí em matéria de percepção política: uma chapa PSDB + (P)MDB é a representação eleitoral do golpe de Estado e da anormalidade em que o país foi lançado.
É o lado de lá, que deixa o “muro” para outra ave de arribação: Joaquim Barbosa.
Que, apesar da simpatia da mídia como solução possível é ruim, muito ruim de “papo”.
No mesmo Estadão, na sua possível pré-estréia como candidato, dá uma estranha “entrevista” que, embora matéria longa, só contém duas declarações do pré-candidato: a de que não é “favorável a posições ultraliberais” – ele “explica” que, vejam só, vê “inadequação à nossa ‘engenharia social’ dessas soluções meramente livrescas, puramente especulativas” – e que, por ser funcionário público desde jovem, conhece “as virtudes e defeitos, visíveis e invisíveis” do Estado brasileiro.
E mais não disse e, ao que parece, nem lhe foi perguntado, numa matéria que tem todo o jeito de um “catadão” para arranjar algum caldo que apresente a candidatura de Barbosa como algo minimamente substancioso. Até a lista de livros que ele diz ter lido entra na dança.

Postar um comentário

0 Comentários