Como consumir política




Por: Mateus Taraborelli

Atualmente a política vem se tornando um assunto cada vez mais tabu em nossa sociedade.
Conversar e expor suas visões e opiniões políticas é algo a ser evitado, algo que muitas vezes acaba em discussão.
O ditado “futebol, religião e política não se discutem” nunca foi tão verdadeiro.
Mas há um grande risco em não debatermos e dialogarmos sobre a nossa política. Não dialogar acaba somente aumentando cada vez mais a atual polaridade em que a política se encontra, além de, para podermos dialogar sobre política, primeiro precisamos saber como consumir política.
Não basta abrir qualquer jornal ou site e tomar cada informação como verdadeira, há princípios básicos que devemos respeitar para que toda a nossa base de informações política tenha o mínimo de qualidade e credibilidade.

Abaixo listo alguns princípios importantes para se consumir política.

FUJA DO DISCURSO DE ÓDIO

Não importa seu posicionamento político e sua visão de mundo, quaisquer que sejam os discursos de ódio em relação à política ou qualquer outro assunto, tais discursos devem ser completamente desconsiderados.
Isso mesmo, não devem ser levados a sério em hipótese alguma.
Quem realmente estuda e se aprofunda na política sabe que discursos de ódio não colaboram em nada para melhorar a atual situação de nosso país, pelo contrário, só cria mais polaridade e agressividade.
Portanto, evite de verdade consumir e dar audiência para pessoas que proliferam qualquer tipo de discurso de ódio.

NÃO ACEITE INFORMAÇÕES RASAS

Você pode se considerar de esquerda, de direita, liberal, conservador, isso não importa. O que você tem que ter em mente é que todas as informações que você for consumir deve possuir um certo nível de profundidade de argumentos e de informações válidas.
Seja quem for que queira expor uma opinião política, cobre dele pelo menos um nível substancial de informações e dados.
Não aceite argumentos simplistas do tipo “é assim porque Deus quis”. Se alguém está difundido informações sobre política, deve ter pelo menos uma base aceitável de conhecimento para isso.

OUÇA O OUTRO LADO

Exatamente.
Talvez esse seja o mais difícil de ser posto em prática, mas é provavelmente um dos mais importantes.
Dedique um tempo de qualidade para ouvir, ler, assistir e estudar informações e conteúdos de opiniões políticas contrárias a sua.
Mas porque isso?
Simplesmente para que você tenha o mínimo de argumentos e uma base aceitável de conhecimento para que só assim você possa criticar algo e dizer que é errado ou ruim.
Sem possuir conhecimentos mínimos sobre “o outro lado” toda e qualquer crítica que você fizer, pode ser facilmente rebatida e até desconsiderada.

O OUTRO LADO NÃO É SEU INIMIGO

Acredito que essa questão seja a mais importante nos dias atuais.
Passamos a nos tratar como inimigos, como se estivéssemos em uma batalha, em uma guerra medieval.
“Se você não pensa igual a mim, você não tem meu respeito, você não possui valor”.
Um dos maiores erros é acreditarmos de que quem pensa diferente de nós é o nosso inimigo.
Quem pensa diferente de você teve uma vida diferente de você, passou por situações diferentes, teve uma criação diferente, possui valores diferentes, inclusive consome informações diferentes de você, isso não faz dela uma inimiga.
Duvido que alguém queira o mal para o nosso país.
Duvido que alguém diga que quer ver o país quebrar, que quer mais desemprego e violência, que a situação do Brasil ainda precisa piorar.
O que vejo são pessoas que tiveram vidas diferentes e que acreditam que o país deve ir por caminhos diferentes.
Seja esse caminho pela direita, pela esquerda, pelo centro, até por cima ou por baixo, não importa.
Jamais considere alguém que prefere um caminho diferente do seu como inimigo.

MÍDIAS INTERNACIONAIS

Independentemente de seu posicionamento político, as mídias internacionais conseguem fazer uma análise sobre o cenário político nacional, com um maior nível de imparcialidade dos que a grande maioria dos veículos de imprensa nacional.
Várias agências de notícias estrangeiras possuem site em português, onde você pode se informar
Deixo destacado alguns sites que acredito serem válidos para consulta, como o caso da emissora inglesa BBC (BCC Brasil), do jornal espanhol El País (El País Brasil), e da agência alemã de notícias Deutsche Welle (DW Brasil).
Pode ser que em alguns desses sites você encontre reportagens que irão de encontra ao que você pensa e acredita, mas como dito acima, é importante consumir informações diferentes da sua opinião, e também tem o fato desses sites possuírem um respeitável nível de imparcialidade.

 

MAS E AS FAKE NEWS?

Alguns devem estar se perguntando: “mas e as fake news? Por que não listou como algo a ser evitado”?
Simplesmente porque as Fake News devem ser evitadas de todas as formas, não só para assuntos políticos, mas para tudo, além de já ter uma grande quantidade de artigos destacando como fazemos para evitar as Fake News.

Postar um comentário

0 Comentários