Site de limpeza pública omite informações



TIAGO DANTAS
Lançado em fevereiro do ano passado, o serviço que permite ao cidadão acompanhar pelo site da Prefeitura quando foram feitas limpezas nos bueiros da capital ainda funciona pela metade. Vias de grande movimento, como as avenidas Sumaré, na zona oeste, e Ipiranga, no centro, estão fora do monitoramento. A Prefeitura diz que o site está sendo atualizado desde dezembro, quando o novo contrato de varrição foi assinado.
Para testar a ferramenta, o JT escolheu as cinco vias que tiveram mais pontos de alagamento intransitáveis neste ano, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Dos cinco endereços, dois não possuem informações no site. Não é possível saber, por exemplo, quando ocorreu a limpeza das bocas-de-lobo da rua que mais alagou no ano, a Avenida Abraão de Morais, na Saúde, zona sul – foram seis ocorrências de alagamento intransitáveis.
A Prefeitura garante que a limpeza foi feita, mas nem todos os moradores a viram. O comerciante Elias Tenório de Souza, de 47 anos, diz que notou um operário limpando as entradas de água de chuva da rua no início de fevereiro. “Volta e meia tem gente fazendo manutenção aí.” Já o aposentado Alfredo João Conselheiro, de 63, afirma que o serviço não é feito desde o fim do ano. “O bueiro está cheio de sujeira. Por isso, quando chove a rua enche.”
Na Avenida Professor Luiz Inácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, zona leste, a situação é semelhante. Moradores divergem sobre a limpeza dos bueiros da via, que teve três pontos intransitáveis de alagamento em 2012. A dona de casa Ivonete Maria de Souza, de 62 anos, disse que não presenciou a manutenção. “Se você passa perto até sente o cheiro ruim. Não limpam isso aí já faz tempo.” Dono de uma floricultura, Carlos Alves de Souza, de 51, diz que foi removido lixo do bueiro que fica na frente do seu comércio, há cerca de 20 dias.
Os dias em que as limpezas foram feitas nas avenidas 23 de Maio, na zona sul (com cinco casos de alagamentos intransitáveis neste ano), Alcântara Machado, zona leste, e Vitor Manzini, zona sul (ambas com três registros) estão no site da Prefeitura.
Responsável pela varrição de ruas e limpeza de bueiros na região noroeste da cidade, a Inova informa que retirou “mais de 890 toneladas de resíduos” dos bueiros desde dezembro e que pretende “intensificar a limpeza”. A Soma, que atua na região sudeste, afirma que recolheu 1.606 toneladas de lixo de 39.142 entradas de água até o mês passado. Ao todo, a capital possui 397 mil bueiros.
A Prefeitura informou que “faz um trabalho intensivo de limpeza, especialmente em locais com maior incidência de alagamento” e que “uma das primeiras ações do novo modelo foi a realização de um mutirão de limpeza de bueiros nas áreas baixas da cidade, como nas avenidas Anhaia Mello e Abraão de Morais”. As bocas de lobo da Avenida Sumaré também foram limpas, diz o governo, embora isso não apareça no site.

Postar um comentário

0 Comentários