Sistema de freios da linha 3 tinha de ser trocado em 2011


Folha de S.Paulo

O sistema de sinalização da linha 3-vermelha do Metrô deveria ter sido trocado por outro, mais moderno e seguro, no ano passado. Foi uma falha em um dos circuitos de sinalização nessa linha que levou um trem a bater em outro, anteontem.
O contrato para a troca da sinalização foi firmado em 2008, no valor de R$ 706 milhões. Previa a conclusão dos serviços em toda a rede em julho de 2011. Atualmente, apenas a linha 4-amarela e parte da 2-verde têm o sistema.
O Metrô e a Alstom, vencedora da concorrência, disseram ontem que a conclusão da sinalização ocorrerá em uma nova data, dezembro de 2012. O atraso motivou uma multa no valor de R$ 10 milhões do Metrô à empresa.
Sem a modernização, a linha 3-vermelha segue com um mecanismo de controle automático de trens cuja concepção é a mesma desde a sua inauguração, em 1979. O sistema é considerado seguro, mas defasado. Segundo o Metrô, não há relação entre o atraso na implantação do sistema e o acidente.
A nova tecnologia tem mais alternativas para eliminar eventuais falhas, a ponto de reduzir a distância entre os trens e possibilitar a ausência de condutores, como na linha 4-amarela.
"Hoje os metrôs mais modernos do mundo operam com esse sistema, porque ele permite aproximação maior", disse ontem o governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Você tem muito mais segurança." Segundo ele, o sistema do metrô paulistano é seguro.
Briga partidária
Alckmin acusou ontem os petistas de querer "tirar casquinha" do acidente para prejudicar José Serra, pré-candidato tucano à prefeitura. "Lamento profundamente que a política venha para essa baixeza eleitoral, [tentativa] de tirar casquinha de quem não contribui com nada para o sistema metroferroviário", disse.
O deputado estadual Rui Falcão, presidente nacional do PT, disse que o partido não "festejou" o acidente.

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