RodapéNews - 12/04/2013, sexta-feira (informações de rodapé e outras que talvez você não tenha visto)


 

REVELAÇÕES DE JOSÉ DIRCEU REACENDEM DEBATE SOBRE  ESCOLHA DE MINISTROS PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
 
AUTOCANDIDATURAS AO SUPREMO E AUSÊNCIA DE CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE MINISTROS
Blog da Janice
Quer ser Ministro do Supremo Tribunal Federal?
Como se fosse um emprego qualquer, anunciado nos classificados dos jornais, envie curriculum vitae com foto 3 x 4, insista com o 'empregador' e marque uma entrevista.
Depois, saia por aí dizendo que esteve no Palácio do Planalto 'a pedido': isso valoriza o seu passe (o pedido foi seu, mas não precisa contar).
Saiba mais
 
FUX VENDEU SUA ALMA PARA SER MINISTRO DO SUPREMO
CartaCapital
Cícero grita na sepultura depois de saber de Fux - por Walter Maierovitch
Vou repetir Cícero, num célebre discurso contra Catilina: “O tempora, o mores”. Cícero, nesse discurso, deplora a perfídia e a corrupção da sua época.
Pois bem, em outros tempos,– e no nosso Brasil–, não tínhamos um comportamento igual ao do atual ministro Luiz Fux. No popular, Fux vendeu a alma para conquistar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.
Procurou de José Dirceu a Pedro Stedile, sem deixar de passar pela Fiesp.
Certa vez, o ministro Vitor Nunes Leal, grande jurista, emérito processualista e cassado pela ditadura militar, foi indagado sobre a escolha de ministros para a Corte excelsa.
Depois de explicar os requisitos constitucionais Vitor Nunes Leal, com relação aos pretendentes, deixou uma lição que o ministro Luiz Fux não considerou: Não se pede e nem se oferece para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. E o escolhido não deve recursar.
Pano rápido. “O tempora, o mores”.
 
DEMOCRATIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO: O EXEMPLO QUE VEM DA ARGENTINA
CartaMaior
Como evitar novos 'Fux': a aposta argentina - por Saul Leblon
As revelações de ex-ministro José Dirceu sobre os bastidores da campanha de Luiz Fux à Suprema Corte não são novas.
Tampouco singulares do percurso trilhado pela maioria dos integrantes daquela instituição. 
Joaquim Barbosa, por exemplo.  
Valeu-se de um encontro fortuito com Frei Betto para fazer chegar sua aspiração e seu currículo à Presidência da República, exercida por Lula.  
Assim por diante.
Embora conhecido, o percurso de Fux nem por isso deixa de inspirar um misto de constrangimento e perplexidade pelo avançado despudor que revela no acesso a um posto, teoricamente, reservado à sobriedade e à isenção.
O que mais teria prometido Fux, e a quem, ao longo de um julgamento que se tornou explicitamente político, com juízes banhando-se nus nas águas de uma sintonia eleitoral escrachada, sem pejo, nem apego decência?
O tempo não regenera os pilares trincados daquele espetáculo midiático -julga mento do denominado "Mensalão"-, em que provas inexistentes foram supostas, e dúvidas incontornáveis foram torneadas em formato de condenação. (Leia aqui a edição especial da revista Retrato do Brasil, do jornalista Raimundo Pereira, sobre as falhas gritantes no julgamento). 
A resistência do ministro Joaquim Barbosa ao legítimo direito de acesso aos votos e aos prazos de recursos pleiteados pela defesa do acusados, ademais de arbitrária, transpira suspeitas.
O conjunto empresta contundente atualidade ao debate ora em curso na Argentina.
A Presidenta Cristina Kirchner acaba de enviar ao Congresso seis projetos destinados a democratizar as instâncias do judiciário no país.
Um deles preconiza a eleição direta, pela população, de membros do Conselho da Magistratura
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=1224
 
DIANTE DO ASSÉDIO A JOSÉ DIRCEU, ANTES DE SUA NOMEAÇÃO  PARA O SUPREMO EM 2011, LUIZ FUX DEVERIA, NO MÍNIMO, SE DECLARAR IMPEDIDO DE VOTAR NO PROCESSO DO "MENSALÃO", INDEPENDENTE DE SUAS CONVICÇÕES -ANTERIORES E POSTERIORES- SOBRE O CASO
Folha - 10/04/2013
'Fux disse que ia me absolver', diz Dirceu sobre julgamento do mensalão
O ex-deputado federal e ex-ministro José Dirceu de Oliveira e Silva, 67 anos, contou ontem sua versão a respeito de uma promessa que teria recebido de absolvição no processo do mensalão.
Em entrevista ao Poder e Política, programa da Folha e do UOL, Dirceu disse ter sido "assediado moralmente" durante seis meses por Luiz Fux, que era ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e desejava ir para o STF (Supremo Tribunal Federal).
A reunião entre ambos ocorreu num escritório de advocacia de conhecidos comuns. Ao relatar esse encontro, Dirceu faz uma acusação grave. O ex-ministro afirma não ter perguntado "nada" [mas Fux] "tomou a iniciativa de dizer que ia me absolver".
Num outro trecho da entrevista, segundo Dirceu, "ele [Fux], de livre e espontânea vontade, se comprometeu com terceiros, por ter conhecimento do processo, por ter convicção".
O ex-ministro afirma ainda que Fux "já deveria ter se declarado impedido de participar desse julgamento [do mensalão]".
Saiba mais e veja vídeo
 
SÍNTESE DA ENTREVISTA DE JOSÉ DIRCEU PARA A FOLHA
Blog do Zé
 
REVISÃO CRIMINAL
Valor (via CP)
Dirceu pedirá revisão criminal ao STF
Réus condenados no processo do mensalão devem ingressar com mais um instrumento jurídico no Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de reverter as penas impostas a eles, mesmo após o julgamento dos recursos possíveis e do trânsito em julgado da Ação Penal nº 470. O ex-ministro-chefe da Casa Civil durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu, condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, afirmou que sua defesa entrará com um pedido de revisão criminal tão logo o processo seja concluído - ou seja, após a publicação do acórdão, que deve ocorrer nos próximos dias, e a análise dos recursos pelo plenário da Corte. "A revisão criminal pode anular o processo", disse Dirceu ao Valor
 
OFENSIVA DE JOSÉ DIRCEU
Valor
PT simpatiza mas não dá aval a ex-ministro contra a Corte
 
DIREITOS HUMANOS
 
HOMENAGEM À ROTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Viomundo
Vereadores do PT assinaram projeto de Telhada de homenagem à Rota
 
CâmaraPT-SP
 Vereadores Alessandro e Alfredinho, do PT,  comentam postagem do "Viomundo"
 
LIGAÇÕES E CONEXÕES DE JOSÉ MARIA MARIN COM A DITADURA
 
SEM CONDIÇÕES MORAIS DE PERMANECER COMO PRESIDENTE DA CBF .....
Uol
Marin foi ligado à ala radical da ditadura, dizem arquivos do regime
Em sua carreira política, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do COL (Comitê Organizador Local), José Maria Marin, teve ligação com a ala mais radical do governo militar, conexões com órgãos de vigilância e de repressão e fez elogios ao regime. É o que revelam documentos dos arquivos da ditadura obtidos pelo UOL Esporte.
A reportagem pesquisou mais de 100 papéis relacionados ao dirigente nos arquivos do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), do SNI (Sistema Nacional de Informação), no Arquivo Nacional, órgãos que reuniam as investigações do regime, e na Assembleia Legislativa.
A partir desta quinta-feira, será publicada uma série de reportagens sobre a atuação dele como político nos anos de chumbo
 
Folha - Tendências / Debates
Ivo Herzog: A Copa do Mundo é nossa, não dele
José Maria Marin não apenas incitou ações de violência contra os jornalistas que se opunham à ditadura brasileira (1964-1985), como também pediu o reconhecimento ao, para ele, exemplar trabalho executado pelos torturadores, sequestradores e assassinos daquele período.
Nosso país se orgulha da alegria e receptividade de seu povo. Um povo que sofreu as maiores demonstrações de intolerância da história da humanidade: o quase extermínio dos povos indígenas. Séculos de escravidão. E décadas de autoritarismo de um Estado não democrático.
Pensar em recompensar um desses personagens com a glória de ser o responsável por receber o mundo em nome do povo brasileiro na ocasião da Copa do Mundo é inaceitável. Intolerável. A Copa do Mundo é nossa. Não do Marin
 
.....INDEPENDENTE DE MARIN TER O DIREITO DE SE DEFENDER DAS ACUSAÇÕES
Folha / Tendências - Debates
José Maria Marin: Campanha sórdida
Cheguei aos 80 anos com a certeza de que cumpri e continuo cumprindo decentemente todas as missões que me foram confiadas, sem nenhum arrependimento. Não permitirei que mentiras repetidas à exaustão pareçam verdades aos olhos de alguns. Hoje penso, respiro e vivo o futebol brasileiro 24 horas por dia. Assim é a minha vida e a minha história
 
COMISSÃO DA VERDADE RUBENS PAIVA
Alesp
Comissão estadual da Verdade ouve depoimentos sobre Aurora Furtado e Issami Okano
Na 30ª audiência pública da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), foram abordados os casos de Aurora Maria Nascimento Furtado, a Lola, morta em 10 de novembro de 1972, e de Issami Nakamura Okano, desaparecido em 14 de maio de 1974
 
PACTO COM DIABO:  NOVAS INSINUAÇÕES INFELIZES DO PASTOR E DEPUTADO FEDERAL MARCO FELICIANO (PSC-SP)
O Globo
Em novo vídeo, Feliciano insinua que Caetano Veloso fez pacto com diabo
Deputado e pastor também diz que ‘o diabo tem a cantora Lady Gaga’
 
COMBATE PERMANENTE À CORRUPÇÃO

OPERAÇÃO "FRATELLI" APURA FRAUDES DE UM R$ 1 BI NA REGIÃO DE RIO PRETO (SP) EM LICITAÇÕES PÚBLICAS
Diário da Região
Presos queriam transferência da DIG para Votuporanga
A manobra da defesa para remover os dez presos da Operação “Fratelli” - irmãos em italiano - da carceragem da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) para Votuporanga deu errado. Em vez de serem levados à cidade, apontada como sede da corrupção, foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) em Rio Preto, onde ficarão pelo menos até o final da prisão temporária.
O Diário apurou que os presos reclamaram das más condições da cela onde ficaram detidos e rejeitaram a refeição fornecida pelo Estado. Os presos exigiam marmitas externas, entregues pela família ou advogados, água mineral e banho de sol, mas não conseguiram os benefícios. Eles passaram a noite confinados numa única cela e dormiram em colchonetes finos, como os demais detentos

Estadão
Deputado estadual Roque Barbiere (PTB-SP) admite que se reuniu com empresário preso
O deputado estadual Roque Barbiere (PTB), citado na Operação Fratelli - investigação do Ministério Público sobre desvios de verbas públicas na região de São José do Rio Preto (SP) -, admitiu que recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa, o empresário Olívio Scamatti, dono da empreiteira Demop, preso anteontem. Ele, contudo, negou taxativamente que tenha recebido propina para ajudar na conclusão de uma obra em Birigui (SP).

Diário da Região
Grampo expõe deputado Itamar Borges
O deputado estadual da região de Rio Preto Itamar Borges (PMDB) foi flagrado em interceptações telefônicas feitas pela operação Fratelli (irmãos em italiano), que investiga suspeita de desvio de verbas públicas em licitações em 77 cidades do Estado de São Paulo - a maioria municípios da região noroeste, segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”.
Em um das interceptações, Itamar conversa com Olívio Scamatti, um dos proprietários da Demop Participações, considerada a principal empresa no esquema de fraude em licitações
 
Agência Estado
Procuradoria de SP entra na investigação sobre desvio
A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo entrou na investigação sobre o suposto esquema de desvio de verbas públicas estaduais e federais apurado pela Operação Fratelli, desenvolvida pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) em 79 cidades do interior paulista. A Procuradoria-Geral é o órgão responsável do Ministério Público para receber denúncias contra deputados e prefeitos
 
INVESTIGAÇÕES PELA POLÍCIA FEDERAL
Estadão
PF é 'republicana' e investiga qualquer um, até Lula, diz ministro da Justiça
 
ESPORTES
 
MELHORES MOMENTOS
Fox Sports
Palmeiras 1 x 0 Libertad
 
Outros jogos
    

Postar um comentário

0 Comentários