15 escolas estaduais estão sem serviço de limpeza desde 2ª feira


Quinze escolas estaduais de Sorocaba estão desde segunda-feira sem o serviço de limpeza. A empresa Kip Serviços e Comércio Ltda, que desempenhava o trabalho de forma terceirizada, teve o contrato rompido pelo não cumprimento de cláusulas contratuais. A rescisão unilateral foi definida em 1º de agosto pela Diretoria de Ensino e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. 

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por meio da assessoria de imprensa, informou que o motivo da rescisão foi a falta de pagamento dos funcionários por parte da empresa contratada. O processo de licitação para a contratação emergencial de um novo prestador de serviço já está em andamento, segundo o governo estadual. 

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a limpeza tem sido feita por funcionários vinculados às respectivas instituições de ensino. Os nomes das escolas afetadas pelo problema não foram divulgados pela pasta. 

Funcionários da Escola Estadual Zélia Dulce de Campos Maia, situada no Parque São Bento, confirmaram que o serviço terceirizado de limpeza foi cancelado no local. Nenhum empregado da instituição de ensino quis se identificar ou dar entrevista. 

Uma pessoa que frequenta a escola comentou que os professores têm feito uma limpeza superficial nas salas de aula. O problema é manter os banheiros higienizados. 

O edital ressalta também que a empresa será obrigada a retirar todos os equipamentos, produtos e utensílios de sua propriedade das instituições de ensino até sexta-feira. 

O Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza de Sorocaba e Região disse não ter informações referentes à empresa, que tem sede em São Paulo. A Kip Serviços e Comércio Ltda foi procurada por meio de telefone para comentar o rompimento do contrato, mas as ligações não foram atendidas. 

O número de estudantes afetados pelo término do contrato também não foi divulgado pelo governo de São Paulo. As aulas dos 63.441 mil alunos das 84 escolas da rede estadual de ensino Sorocaba retornaram em 14 de julho.

Postar um comentário

0 Comentários