Tribunal de Contas revela setor de Turismo gera poucos empregos em São Roque e Ibiúna.

O Tribunal de contas nas contas do governador de 2009 fez uma auditoria específica para as estâncias turísticas, em que um  dos focos era o acompanhamento  das obras nos municípios. Aparece uma citação sobre problemas com obras que foram feitas na  Av. Fortunatinho, Av. São Sebastião e na Rua Pinduca Soares. Essas obras começaram em julho de 2008 e foram até maio de 2009. Segundo o Tribunal:
“No ano seguinte ao do encerramento das obras de recapeamento, observamos algumas falhas (buracos,pedaços que se soltaram)”
Outro foco do TCE foi avaliar se as metas do plano do governo Estadual estavam sendo atendidas, como consta do Plano Plurianual:
“Realizar atividades indutoras para o desenvolvimento do segmento turístico
(produtos turísticos) no Estado de São Paulo e a conseqüente geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população local”.
Ainda segundo o Tribunal:
“Observamos que, em quatorze das sessenta e sete estâncias do Estado, ou seja, em aproximadamente 21% delas, o número de demissões nas ocupações que mais se associam à prestação de serviços turísticos foi superior ao de contratações. Entre estes municípios, destaca-se especialmente o de Mongaguá, que, a despeito dos atrativos de suas praias, registrou, ao longo dos últimos sete anos, um total de desligamentos superior ao de admissões em sessenta e cinco postos de trabalho, ao passo que seu saldo geral de contratações, isto é, o conjunto das ocupações que sofreram alterações durante o período em análise, independentemente do segmento econômico a que pertencem, foi positivo em 540 novos empregos.
 Mesmo se analisarmos somente os municípios cujas ocupações consideradas na tabela acima tenham registrado crescimento, verificamos que a sua participação na evolução geral dos empregos foi, na maioria dos casos, discreta, considerando-se, de um lado, o potencial econômico inerente à exploração da atividade turística, como já mencionado no início deste capítulo, e, de outro, a relevância que tal segmento poderia representar para a economia desses municípios, na medida em que o apelo de suas atrações turísticas fora de ordem a ensejar o reconhecimento, através de lei estadual, de sua condição de estância.
A participação das ocupações relacionadas ao turismo no conjunto dos empregos gerados, demonstrando que, na maioria dos casos, a fatia correspondente a este segmento permaneceu abaixo de 5% do Total.
Por outro lado, convém ressaltar os números apresentados pelos municípios de Lindóia, Águas de São Pedro, Igaraçu do Tietê, Salesópolis e Santo Antônio do Pinhal, cujas contratações na área de infra-estrutura turística responderam por mais de 20% dos postos de trabalho criados. Em Lindóia, especificamente, apenas um terço destes não se relacionavam, a princípio, à oferta de serviços dessa natureza, sugerindo um significativo recrudescimento da importância do turismo no desenvolvimento econômico e na geração de renda no município, ao longo dos últimos sete exercícios. Já a estância de Ilha Solteira produziu 43 novos cargos no setor, enquanto o número total de empregos no município sofreu pesada retração no período.
Ainda cabe destacar que em 2007, apenas em vinte e uma delas – ou seja, 31,82% - o turismo representava a principal atividade econômica local.”
  Em 2009 até o mês de outubro São Roque gerou 56 empregos e Ibiúna mais 26 empregos...
  Apesar de serem estâncias turísticas São Roque declarou que sua principal atividade econômica é o  COMÉRCIO VAREJISTA, já para Ibiúna seria o cultivo de hortaliças, legumes e espécie, ou seja, para nenhuma delas é o turismo.
O TCE mostra que em outubro de 2009 o saldo de empregos gerados  no setor  de atividades culturais e de lazer foi de 18, já bares e restaurantes foi 48 e no setor de hotelaria foi negativo em 10 postos de trabalho.Assim ao todo foram 56 novas contratações de um total geral de 2.958, ou seja, apenas 1,89% do emprego gerado vêm do setor de turismo. Além disto, o número de empregados em janeiro de 2009 era de 13.592.
Em Ibiúna, o saldo de empregos gerados no setor  de atividades culturais e de lazer foi de 1, já bares e restaurantes foi 21 e no setor de hotelaria foi de 4 novas vagas.Assim ao todo foram 26 novas contratações de um total geral de 3.158, ou seja, apenas 0,82% do emprego gerado vêm do setor de turismo. Além disto, o número de empregados em janeiro de 2009 era de 34.049.
As causas desta situação de baixo emprego gerado pelo turismo são frutos de pelo menos duas causas:
1-) a dívida de mais de R$ 500 milhões que o governo paulista tem com as estâncias turísticas.
2-) Os investimentos no turismo, na verdade são obras de infraestrutura na cidade, basicamente de recapeamento e de infraestrutura urbana. Deste modo, não se constroem atrações turísticas, como museus ou arquivos públicos que possam fazer exposições sobre a história da cidade ou outros temas. Além disto, não se investe em atrações turísticas, ou em remodelação do centro histórico, e escola para formar restauradores, ou guias mirins de turismo

Postar um comentário

0 Comentários