"Marquinho Chula", também é pré-candidato no PSDB


do Jornal da Estância



JE – Você é pré-candidato a sucessão do prefeito Efaneu?

Marquinho Chula – Gostaria de agradecer a oportunidade a mim proporcionada pelo Jornal da Estância.  Eu sou sim pré-candidato.  Eu tenho um projeto político e pessoal.
Como estou no terceiro mandato acho que é o momento de eu aspirar o cargo de prefeito.



JE – Qual a avaliação que você faz do governo Efaneu?

Marquinho Chula – Todo governo, tem seus prós e contras.  O prefeito Efaneu exerce seu terceiro mandato em São Roque, e isso é um fato inédito. Então é natural que tenha um certo desgaste, mas você colocando a qualidade da administração o zelo com o dinheiro público, é claro que não é só isso o prefeito Efaneu precisa estreitar as relações com a população. Eu diria até com o Legislativo que seria aquela ponte para que a cidade cresça com mais qualidade.  Também não posso deixar de mencionar a capacidade do funcionalismo público que merece um tratamento diferenciado, pois são a mola propulsora da administração.

JE – O que você faria diferente?

Marquinho Chula – Cada um tem sua própria personalidade.  Eu faria um governo voltado mais para satisfazer os anseios da comunidade, quando nós estamos no período pré-eleitoral sempre vamos de encontro à população, sendo assim é obrigação de qualquer pessoa que detenha um mandato durante este, continue ouvindo aqueles que o elegeram.  Fazer diferente eu faria porque hoje nós sentimos que os munícipes das localidades mais afastadas têm dificuldade em ver suas reivindicações atendidas pelo Poder Público, se eleito eu implantaria subprefeituras em Mailasky, São João Novo e Canguera, porque nós iremos dinamizar e facilitar a vida dos cidadãos.  Também procuraria valorizar a classe dos professores porque hoje sentimos o professorado descontente até com relação à expectativa de seu plano de carreira.  Atenção especial a Guarda Municipal, estreitar essa relação. Também ir de encontro ao que a população necessita no meu entender isso seria fazer diferente.

JE – Em edição anterior o prefeito Efaneu afirmou que seria necessário de 20 a 30 anos para se consolidar o desenvolvimento da cidade. Como você analisa essa questão?

Marquinho Chula – Eu vejo uma diferença muito grande entre continuidade e o continuísmo.  A continuidade é um processo natural, se nós formos voltar no tempo desde o prefeito Rino Boccato em 1964 na época da ditadura, passando por Arnóbio, Jarbas, Quintino, Moía, Mario Luiz, Zito, Sanches, Wagner, Efaneu, Zito novamente e mais duas vezes o Efaneu, isso é continuidade.  O continuísmo é o amém é seguir a risca aquilo que alguém está mandando.  Eu sou radicalmente contra o continuísmo, mas sou favorável a continuidade, veja dentro das nossas tradições é importante ressaltar sempre procurando tornar referência naquilo que fazemos dar continuidade naquilo que acreditamos como uma identidade própria.  Eu quero deixar aqui um exemplo no que diz respeito a continuidade, só para ilustrar quando São Roque começou o processo de transformação para Estância Turística 1987, no final da gestão do Mario Luiz, foi um projeto de lei do deputado Valter Lazzarini, em 1990 tornou-se estância até o ano de 1997 não recebeu os recurso do DADE, só a partir deste ano é que passou a receber, toda essa ação dos prefeitos citados significa claramente um processo de continuidade, alguns fizeram mais e outros  menos.  A política em si é um processo de continuidade.

JE – Como você avalia as coligações dentro do processo eleitoral?

Marquinho Chula – Extremamente natural.  Dentro da normalidade político partidária em nosso país, coligar não significa lotear a máquina, fazer conchavos com propostas impossíveis, uma coligação não pode ser pautada pelo fisiologismo que infelizmente ainda faz parte do nosso cenário político. As coligações devem ser feitas em cima de propostas e programas de governo.

JE – Segundo fontes o pré-candidato Claudio Góes teria o apoio do prefeito Efaneu.
Se por acaso você não conseguisse a indicação pelo PSDB, você mudaria de legenda para realizar seu sonho de ser prefeito de São Roque?

Marquinho Chula – Eu observo a situação de uma maneira tranqüila, mesmo porque antes de me tornar político eu sou natural de São Roque, já tinha amizade senão todos que postulam a candidatura a prefeito, a grande maioria.  O próprio Claudio meu amigo de infância, estudou comigo é uma pessoa que eu respeito e ele me respeita, respeito sua família. Sobre o apoio você teria que perguntar ao prefeito. Quem não gostaria de contar com o apoio de quem foi eleito três vezes.  Agora no processo democrático que nós vivemos, dentro de meu projeto político seria sim candidato a prefeito, isto se o partido ao qual pertenço, no caso o PSDB.  Os membros do partido vão definir na hora certa qual o melhor candidato.  Se eu for o escolhido não vou deixar a desejar, porque meu modo de trabalhar é correr atrás das oportunidades para as pessoas e também do meu projeto fazer com que São Roque cresça ainda mais e com muita qualidade.

JE – O vereador João Paulo também se coloca como pré-candidato, sendo ele do seu partido surgiria aí à possibilidade de um dobradinha?

Marquinho Chula – Na realidade não só o João Paulo, mas também outros candidatos, estamos ainda na fase do “namoro” e articulações.  O João Paulo é um excelente político que desenvolve um belo trabalho no seu mandato de vereador.

JE – Quais seriam seus principais projetos numa eventual vitória nas eleições de 2012?

Marquinho Chula – Na realidade nós precisamos ter uma cidade com muito mais oportunidades do que ela já tem.  A área da educação é fundamental e um dos meus projetos nesse sentido seria a escola em período integral, na saúde teríamos que investir muito mais, pois o povo tem muita carência nesse sentido e São Roque precisa ter padrão de primeiro mundo nessa área.  Geração de empregos, temos que dar também mais atenção ao comércio para melhorar as condições de atendimento, teríamos que investir mais em nosso sistema viário urbano, principalmente no centro da cidade, valorizar e qualificar o funcionário público para que a população seja melhor atendida.  Como eu já disse investir mais na Guarda Municipal e desenvolver parcerias com o governo estadual e federal principalmente na habitação popular, retirar a cadeia pública do centro da cidade que é uma situação que já se tornou insustentável, e não podemos de maneira alguma prometer o inviável.  Haja vista que o percentual do orçamento que sobra para investimento é insuficiente para falsas promessas.  Nos meus três mandatos como vereador poderia enumerar alguns projetos importantes como: Aquele que coíbe a saidinha de banco, combate a pedofilia, descarte do óleo doméstico, combate a hipertensão arterial e muitos outros...

JE – Qual a mensagem que você deixa para nossos leitores?

Marquinho Chula – Meu agradecimento pelo apoio, carinho e participação do povo nestes três mandatos que eu estou como vereador.  Nós temos que desenvolver ações efetivas para que a cidade seja tratado como uma estância turística de verdade.

Postar um comentário

0 Comentários