do jornal da estância
Muito se falou da implantação do
trem turístico em São Roque e a promessa inicial era de que estaria pronto no
segundo semestre de 2010 e agora o governo projeto que se realizará em 2012
adquiriu Em outubro de 2009 o governo municipal adquiriu a locomotiva há um
custo de aproximadamente R$ 400 mil
Extrato de Contrato - Inexigibilidade nº
012/2009 - Objeto:
Aquisição
de Locomotiva a vapor de fabricação HK Porter Company (EUA) ano 1949 conhecida por “Maria
Fumaça” - Contratada: Codestan Empresa de Desenvolvimento Econômico e
Social do Meio Oeste Catarinense Ltda - Valor: R$ 400.000,00 -
Assinatura: 28/10/2009 - Vigência: 30 dias.
Depois ficou prometendo, várias datas de
entrega desta nova atração turística e até o momento nada. Às vezes parecemos
que vivemos na monarquia que os atos eram secretos e o povo não sabia quanto e
como os recursos foram gastos, deste modo para dirimir dúvida, publicamos, como
uma imprensa livre deve fazer, o tal contrato:
“PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA
TURÍSTICA DE SÃO ROQUE
- Extrato de Contrato - Inexigibilidade nº
008/10 - Objeto: Aquisição de 01 locomotiva tipo mogul à vapor de fabricação HK
Porter Company (eua) ano 1951 conhecida como “maria fumaça”,01 tender, 02
carros de passageiros, 01 vagão madrinha para apoio, 01 plataforma, para
implantação do projeto trem turístico Fase II na Estância Turística de São
Roque - Contratada: Codestan - Empresa de Desenvolvimento Ecnonômico e Social
do Meio Oeste Catarinenese Ltda. - Valor:
R$ 650.000,00 - Assinatura: 26/05/10 - Vigência: 30 dias.”
Além disto, o custo para o transporte foi de R$ 150 mil, como se
verifica abaixo:
“Homologação - T. P. nº 009/2010 - Objeto:
Contratação de empresa para carregamento, transporte, descarregamento e
acomodação de equipamentos ferroviários, 01 locomotiva a vapor, 01 tender, 02
carros de passageiros, 01 vagão madrinha
para apoio, 01 chassi prancha plataforma e
aproximadamente 1000 dormentes, das cidades de Tubarão e Monte Carlo/SC para a
cidade de São Roque/SP, para implantação do Projeto Trem Turístico Fase II -
Homologada pelo Sr. Prefeito em 20-07-2010”.
Bem, só foi divulado a compra da
primeira locomotiva e a segunda e o custo do carregamento sequer foi tornado
público, deste modo com este extrato ficamos sabendo que o valor foi o triplo
do que a prefeitura afirma e há outros equipamentos, que não se sabe onde estão
guardados, como carros de passageiros. Daí se pergunta quanto tem custado ao
poder público um ano de aluguel para guardar estes equipamentos?
A causa de tal situação, além da necessidade da atual gestão
fazer marketing com vista as eleições que se aproximam, é o contrato de
privatização assinado na gestão Fernando Henrique Cardoso, visto que a empresa
concessionária, ALL não tem nenhuma obrigação de alugar os seus trilhos para
que o trem turístico possa rodar. Deste modo, a prefeitura compra o maquinário,
mas não tem como operar...
Segundo o jornal Estado de São Paulo, levantamento do
governo federal mostra que 80% das linhas ferroviárias não são usados pelas
empresas vencedoras da privatização. Assim, o governo Dilma pretende superar a
“herança maldita das privatizações”, mudando o contrato e obrigando que a ALL e
outras empresas tenham obrigação de alugar estes trilhos para que possa
circular trens turísticos e de passageiros. O mesmo ocorre com o trem de São
Paulo a Sorocaba, que pode custar milhões, visto que talvez tenha de se fazer
um trilho ao lado do atual para que o trem possa circular.
As empresas não querem perder a boquinha e reclamam....enquanto
isto o povo paulista e brasileiro paga o pato, tem até governador que reclama
da Eletropaulo, mas se esquece que quem privatizou os serviços foi ele mesmo, e
portanto caberia a ele fiscalizar o contrato e punir os responsáveis.
Deixamos a tragédia do passado e falemos do presente, ainda
agora o poder público municipal está gastando R$ 556 mil reais para reformar a
estação de trem com vista ao trem turístico e a obra esta atrasada, visto que
já ocorreram dois aditivos, prorrogando a obra por mais 130 dias, tal como foi
publicado no Diário Oficial:
“HOMOLOGAÇÃO
– T. P. nº 005/2010 – Objeto: Contratação de empresa para execução de
Requalificação da Estação Ferroviária Central para implantação do Trem Turístico,
no Municípiode São Roque – Em 20-09-2010, o Sr. Prefeito homologou a desistência
apresentada pela empresa Construtora Progredior Ltda e determinou a convocação
da segunda classificada, Teixeira Engenharia e Construtora Ltda para, querendo,
assinar o contrato nas mesmas condições e preço da primeira classificada
(R$
556.171,44). Assim, em vista do aceite da segunda colocada, o Sr. Prefeito
homologou a licitação em 21-09-2010.
- Extrato de
Aditamento de Contrato – T. P. 005/2010 – Objeto: Contratação de empresa para
Requalificação da Estação Ferroviária Central, para implantação do Trem
Turístico, no
Município de
São Roque – Contratada: Teixeira Eng. e Constr. Ltda - Assinatura: 18/02/11 –
Vigência: 60 dias – Fundamento: Cláusula V, item 10 do contrato inicial.
Extrato de
Aditamento de Contrato – T. P. 005/2010 – Objeto: Requalificação da Estação
Ferroviária Central p/ Implantação de Trem Turístico, no Município de São Roque
– Contratada:
Teixeira
Eng. e Constr Ltda - Assinatura: 27/04/11 – Vigência:70 dias – Fundamento:
cláusula V, item 10 do contrato inicial”
Ao
cidadão que ama São Roque pedimos para que observe as placas das obras com
atenção, a cidade está cheia delas, e veja que nelas o prazo em que obra
deveria ter sido entregue em sua grande
maioria, está tudo atrasado....Infelizmente, vamos chegar a uma triste
conclusão a nossa cidade precisa urgentemente do tal “choque de gestão” tão divulgado
pelo PSDB, mas como se vê não é colocado em prática.
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