Prisão de Consani surpreende



Políticos falam com cautela sobre o caso, mas prefeito Vitor Lippi sai em defesa do médico que dirige o CHS e foi indicado por ele


anuncie!Pedro Guerra
Agência BOM DIA
A prisão do diretor do CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), Heitor Consani, nesta sexta-feira (17) pela manhã,  gerou surpresa no meio político da cidade.
O prefeito Vitor Lippi (PSDB),  que indicou o médico para o cargo ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), disse que desconhece qualquer fato que o desabone. “Tenho pelo Heitor Consani a melhor das referências de sua atuação profissional e pela sua dedicação à população no Conjunto Hospitalar.”
Ainda segundo  Vitor Lippi, o médico sempre se  mostrou dedicado e com grande disposição em auxiliar na melhoria dos atendimentos solicitados pela Secretaria de Saúde de Sorocaba. “Ou em ajudar as pessoas nas ocorrências de urgência e nas áreas cirúrgicas”, acrescenta.
O prefeito coloca Consani como um grande colaborador na melhoria do atendimento à população, bem como na redução do tempo dos atendimentos. “Ele  tem sempre demonstrado interesse em melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde”, pontua.
Já o presidente da Câmara, Marinho Marte  (PPS), falou que a prisão foi uma surpresa para todos aqueles que conhecem o médico Heitor Consani. “Espero que com muita calma e muita responsabilidade essa situação seja esclarecida.”
Marinho coloca que não deve haver um pré-julgamento. “Essa atitude é nociva e antidemocrática. Ele [Heitor] tem que ter o direito de vir a público e prestar todas as informações. Ele sempre esteve à disposição dos vereadores e é uma pessoa querida”, comenta.
Deputados/ Já a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), que também defendeu o médico para vaga de diretor do CHS, disse que   ficou surpresa com a notícia dos mandados de prisão. “Ainda não tenho conhecimento dos detalhes da investigação, mas confio no trabalho da polícia.”
Ela espera que os fatos sejam rigorosamente apurados e os culpados punidos. “Num momento de grande investimento do Governo do Estado na saúde em Sorocaba, essa notícia me deixa preocupada.”
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), por sua vez, coloca que  a ação do Ministério Público e da Polícia Civil vem exatamente no sentido de combater um problema do desvio e da má aplicação dos recursos públicos. “Pelo próprio princípio do direito de defesa, gostaríamos de acreditar que as acusações não são verdadeiras, porém, seria uma irresponsabilidade muito grande do MP pedir a prisão de tantas pessoas, entre eles vários dirigentes, sem um embasamento sério.”
Na opinião do deputado estadual Carlos Cezar (PSC) a polícia está desempenhando o seu papel. “Precisamos aguardar o término das investigações para tirarmos conclusões definitivas”, afirma.
O deputado federal Jefferson Campos (PSB) defende a verdade, ou seja, que ela venha à tona e os fatos sejam esclarecidos. “No momento, temos de acompanhar as investigações para tirar nossas conclusões baseadas em provas.”
Segundo ele, no princípio do direito todos são inocentes até que se prove o contrário. “Sendo provadas as irregularidades, os culpados devem ser responsabilizados e a justiça deve ser feita”, defende.

Postar um comentário

0 Comentários