Sanroquense é destaque no Karate


do jornal da estância

Fomos ouvir a karateca Giovanna Liberatori, 14 anos, Vice campeã mundial em 2008, aos 11 anos de idade, bi campeã Pan americana em 2006 e 2008, penta campeã brasileira, oito vezes campeã paulista e campeã sul americana em 2010.  Nesta entrevista pudemos perceber o quanto o esporte não é valorizado em São Roque, já que uma filha da terra tem que se deslocar todos os dias até Taboão da Serra para realizar o seu treinamento.  Será que as autoridades de nossa cidade não gostariam de ter uma menina deste quilate, levando o nome de São Roque em todas as partes do mundo?

JE – Como você se sente com 14 anos tendo todos os títulos que descrevemos acima?

Giovanna – Para mim é muito bom, porque vou conseguir abrir várias portas na cidade e no estado, e também adquirir experiência visando minha participação no Pan americano, Campeonato Mundial e quem sabe mais para frente participar dos Jogos Olímpicos.

JE – Qual o seu grande projeto para sua carreira?

Giovanna – No futuro gostaria de desenvolver um projeto para dar aulas para crianças carentes.  No meu bairro existe um grande número de crianças que ficam ociosas e através desse projeto eu poderia ajudar na formação desses jovens.

JE – Por que você treina em Taboão da Serra, e não em São Roque?

Giovanna – Porque o Professor que ministra aulas em nossa cidade me disse que não queria mais formar atletas profissionais e sim cidadãos.  Então eu treinei uns seis meses aqui em São Roque e acabei indo para Taboão da Serra onde meu Karatê teve um desenvolvimento muito maior.

JE – Mas além de esportista você é uma cidadã?

Giovanna – Sim meu objetivo era aprender mais o esporte, pois cidadania eu aprendo com meus pais e na escola.

JE – Quantas horas você treina por dia?

Giovanna – De quatro a cinco horas, cinco dias por semana.

JE – Desde que idade você treina?

Giovanna – Desde os três anos de idade.

JE – Quais são suas próximas competições?

Giovanna – Dia 25/06 vou representar o Rio de Janeiro no Campeonato Nacional.

JE – Por que você foi barrada na seleção de São Paulo?

Giovanna – Eles dizem que se eu competir por uma Federação eu sou exclusiva dela.  Mas como eles não me pagam nada, eu não sou exclusiva de ninguém.  Então eu vou competir onde eu possa me desenvolver dentro do esporte que pratico.

JE – Em 2016, você estará com 17 anos, e seu grande sonho deve ser participar de uma Olimpíada?

Giovanna – Queria estar muito nas Olimpíadas e ganhar um título e assim retribuir o investimento dos meus patrocinadores.

JE – Quais são seus patrocinadores?

Giovanna – BB Seguros Auto, Balestro, Colégio São Roque, Fisk, Vinhos Maravilha e Sano.

JE – Deixe um recado para as pessoas de sua idade que desejam ser uma Campeã como você?

Giovanna – Treinar muito, ter força e querer. Você tem querer muito e treinar bastante.


Postar um comentário

0 Comentários