Alckmin lança nova duplicação na Raposo - Trecho São Roque Brigadeiro: "A espera de um milagre"



Com investimento de R$ 195 milhões, as obras devem durar cerca de dois anos e meio

Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br 

As obras de duplicação de 42,9 quilômetros da rodovia Raposo Tavares (SP 270) entre os municípios de Araçoiaba da Serra (km 115,5) e Itapetininga (km 158,4) terão início hoje, logo após uma solenidade oficial para marcar o ato, prevista para às 10h, nas imediações do quilômetro 116, que contará com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) e ainda da diretora-geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Karla Bertocco Trindade. Com investimento de R$ 195 milhões, as obras devem durar cerca de dois anos e meio e vão gerar 700 empregos diretos. O anúncio do início das obras de duplicação foi feito na última sexta-feira, durante visita de Alckmin a Itapetininga, quando participou de solenidade da instalação da segunda unidade fabril da Duratex.

A duplicação será realizada pela SPVias, concessionária que administra o trecho, em duas etapas. Entre Araçoiaba da Serra (km 115,5 ao 132,62) e Capela do Alto, a conclusão está prevista para maio de 2013. O trecho restante até Itapetininga (km 132,62 ao 158,4) será finalizado até março de 2014, segundo informações da Artesp. A previsão para início das obras era para fevereiro deste ano, mas houve atraso na liberação da licença ambiental, que só aconteceu no final de maio. Bastante esperada pela região, a duplicação da Raposo Tavares foi antecipada em dois anos, conforme definido na adequação de contrato firmada entre a Artesp e a SPVias em fevereiro de 2009. O edital de concessão estabelecia sua realização entre 2013 e 2015.

De acordo com informações da Artesp, as obras compreendem a duplicação de 42,9 quilômetros de pista entre o km 115,5 e o km 158,4 e a restauração do pavimento de pista já existente; construção de dois dispositivos de acesso e retorno em Araçoiaba da Serra; construção de dois dispositivos de acesso e retorno em Capela do Alto; construção de três dispositivos de acesso e retorno em Alambari; construção de um dispositivo de ligação em Itapetininga; remodelação de dois dispositivos de acesso e retorno em Itapetininga; 18 novos viadutos e pontes; adequação de uma passarela, além da remodelação de 19 pontos de ônibus ao longo do trecho.

Postar um comentário

0 Comentários