Hospital psiquiátrico da região tem três mortes no mesmo dia



Denúncia aponta descaso e frio como causas prováveis, mas hospital nega



Giuliano Bonamimgiuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

A denúncia da morte de três pacientes em um mesmo dia no Hospital Psiquiátrico Vale das Hortências, em Piedade, será encaminhada à Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal. Integrantes do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas) formalizaram o registro dos falecimentos, ocorridos em 14 de junho, suspeitos de terem sido motivados por descaso dos funcionários.

Dois dos três pacientes podem ter morrido em consequência da exposição ao frio. O terceiro seria o único que estava em estado grave de saúde. De acordo com a denúncia, feita por uma ex-funcionária, não havia médicos no hospital nesse dia. Os atestados de óbito informam como causas das mortes insuficiência respiratória e edema pulmonar.

Imagens gravadas no interior do hospital e exibidas pela TV TEM, anteontem, mostram pacientes descalços, sem camisa ou completamente nus. Um idoso sem roupas aparece em uma imagem se encolhendo de frio.

A assessoria de imprensa do Vale das Hortências confirma a morte de três pessoas em 14 de junho. Em nota, explica que um dos pacientes, internado no hospital desde dezembro de 1988, com sequelas neurológicas de encefalite, doença isquêmica do coração e hipotensão arterial, veio a falecer por complicações destas.

Já o segundo tinha problema pulmonar crônico, estava internado desde setembro de 1999 e se encontrava na enfermaria desde 30 de maio. O terceiro paciente era um andarilho egresso do Hospital Regional de Sorocaba, onde permaneceu internado por 6 meses após ser atropelado. "Chegou ao nosso hospital em março, encaminhado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS), permanecendo na enfermaria clínica com sequelas de politraumatismo e neurológicas, sendo também portador de diabetes", diz o comunicado.

O hospital nega a falta de médicos e que a média de falecimentos no estabelecimento de saúde está dentro dos padrões do país. O número não foi divulgado.

A instituição também nega a ligação da "lamentável coincidência" de o hospital ter tido os três óbitos, no mês de junho, com o frio intenso que se verifica em Sorocaba e região nos últimos dias, já que os óbitos se deram por razões diversas. "Nossos pacientes recebem todos os cuidados necessários e adequados permanentemente", relata a nota.

A direção do Vale das Hortências, via assessoria de imprensa, diz lamentar que o autor da suposta denúncia aja de forma anônima e tenha divulgado imagens que não condizem com a realidade do hospital. "Tal distorção deixou nossos funcionários perplexos e revoltados, uma vez que se dedicam ao extremo para tratar adequadamente todos os pacientes".

Os proprietários do hospital pretendem abrir um inquérito policial para que seja investigada a autoria do vazamento de tais imagens.

Segundo Lucio Costa, integrante do Flamas, esse caso específico não será comentado pela comissão formada por vereadores de Sorocaba para tratar sobre os hospitais psiquiátricos da cidade. "Pois foge do objetivo que é tratar dos assuntos relacionados aos problemas do município", diz.

Postar um comentário

0 Comentários