Sem consenso, escolha de nomes para compor comissões será no voto



Wilson Gonçalves Júnior
wilson.junior@jcruzeiro.com.br

A reunião entre dezenove vereadores, ocorrida na manhã de ontem na Câmara de Sorocaba, não chegou a um consenso e os membros das nove comissões permanentes devem ser decididos pelo voto na sessão ordinária de amanhã. Embora não tenha chegado ao acordo, o presidente do Legislativo, José Francisco Martinez (PSDB) indicou que as negociações terão continuidade até amanhã e a intenção é tentar evitar uma eleição para ocupação das vagas. O maior problema continua na Comissão de Justiça, já que o governo não quer ver o vereador Caldini Crespo (DEM) como um dos membros da comissão. Por outro lado, o parlamentar adiantou que não abre mão de atuar novamente na Comissão de Justiça.

Apenas o vereador Izídio de Brito (PT) não participou da reunião, iniciada 10h20 e encerrada por volta do 12h. O vereador Paulo Mendes (PSDB), escalado pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB) para retornar à Câmara de Sorocaba, no lugar de Claudemir Justi (PSDB), reafirmou que será o líder do partido e também vai participar da Comissão de Justiça. "Vou ser reconduzido à liderança da bancada agora na quinta-feira e vou participar da Comissão de Justiça também. Estamos definindo essa comissão e apenas posso dizer que a busca do entendimento foi ampla e participativa", disse.

O vereador Anselmo Neto (PP) afirmou que irá participar da Comissão de Justiça e que na reunião foi sinalizada ainda a participação de Paulo Mendes (PSDB) e Cláudio do Sorocaba I (PR) como os outros dois membros.
 
Diálogo aberto 
Já o presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), reforçou que a intenção é continuar aberto ao diálogo e tentar fechar um acordo para que não seja necessária a votação. "Estamos conversando ainda em relação ao vereador Caldini Crespo e acredito que a gente chegue a um denominador comum até quinta-feira."

O vereador Caldini Crespo (DEM) disse que não houve acordo e, se isso não acontecer até a sessão de quinta-feira, a eleição deve acontecer. "Hoje não houve consenso a respeito de nenhuma comissão e o problema maior neste momento é a Comissão de Justiça. Eu sou pretendente membro, aliás já estou na comissão e desejo continuar. Mais existem outras pessoas, colegas vereadores, que também tem a mesma pretensão. Então possivelmente vamos à votação."
 
Comissões 
Nove comissões permanentes, ocupadas por três membros, são as seguintes: Cidadania e Direitos Humanos; Ciência e Tecnologia; Cultura, Desportos e Meio Ambiente; Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias; Educação, Saúde Pública e Juventude; Justiça; Obras, Transportes e Serviços Públicos; Redação e Segurança. A Comissão de Ética e Decoro é formada por um vereador de cada partido com representatividade na Câmara de Sorocaba.

Postar um comentário

0 Comentários