Tiro dado por Crespo sai pela culatra


Vereador, que chamou Yabiku de amarelo, vai à festa japonesa, posa para foto com bandeira e vai embora

Após ser acusado de crime de racismo pelo vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), ontem o vereador José Caldini Crespo (DEM) visitou a comunidade japonesa durante o evento Undokai (gincana), organizado pela Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba), no Jardim Luciana Maria.
Crespo estendeu uma faixa e distribuiu folhetos com a frase: “Bem-vindo ao Undokai”. Ele, porém, não entrou no local. A tentativa de aproximação com a comunidade japonesa foi depois de ser acusado de racismo.
Para o coordenador do evento, Carlos Munetachi Hayashida, o vereador “não foi feliz” ao agir com a intenção de desculpar-se. “Quem participou do evento foi o vereador Yabiku, representante da colônia.”
O vereador explica seu propósito: “A intenção foi demonstrar o meu apreço à nação japonesa e aos seus costumes e tradições”. “Desde que residi no Japão, em 1985, aprendi a admirar os traços dessa cultura milenar”, lembra. Para Crespo, Yabiku foi maldoso e distorceu a afirmação que fez em debate na Câmara.
Repercussão /A assessoria de imprensa do vereador Crespo postou a foto da visita na rede social. Um dos seguidores comentou a imagem: “Mas esse Crespo é muito cara de pau. Como pode alguém ser tão hipócrita (sic).” Logo abaixo, o vereador se defende. “Fomos muito bem recebidos por todos os amigos e famílias que estiveram conosco celebrando o ‘Undokai’. Quase todos os anos participo.”
Vereador responde por crime de racismo
Durante sessão no dia 8, que votava o  IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Progressivo, os vereadores José Caldini Crespo (DEM) e Francisco Moko Yabiku (PSDB) se desentenderam por conta das emendas da lei. O representante do DEM declarou ao colega da Câmara: “O senhor amarelou assim como a sua raça que é amarela”.
Depois do episódio, Crespo ficou com a imagem manchada perante à comunidade japonesa. No dia 10, Yabiku entrou com ação policial para que seja investigado se houve a prática do crime de racismo. “Ele [Crespo] não ofendeu apenas aos japoneses, mas outras raças como chineses e coreanos” , disse Yabiku.

Postar um comentário

0 Comentários