Trem rápido gera expectativas positivas



Projeto do governo é fazer a ligação Sorocaba-São Paulo em percurso com duração de 40 minutos

Jornal Cruzeiro do Sul
Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

O trem rápido de passageiros ligando Sorocaba a São Paulo tem aprovação unânime pelas pessoas ouvidas ontem pelo Cruzeiro do Sul. Até mesmo as famílias que vivem na margem da linha, na área da antiga estação de Brigadeiro Tobias, e desconhecem para onde irão quando a estação for reativada, afirmam torcer pela volta do tem de passageiros. O governo do Estado promove estudos na intenção de implantar um trem rápido regional de passageiros com previsão de fazer o percurso de Sorocaba à capital em cerca de 40 minutos e com tarifa competitiva com a do ônibus. "Eu andava no trem e gostava muito, cheguei a ajudar a colocar lenha, o meu marido trabalhou na manutenção da linha, quero que o trem volte", fala com convicção Zilfa Bueno Essel, 58 anos, mesmo sem ter onde morar se a intenção do trem regional de passageiros tornar-se realidade a partir de 2016.

Mais empolgada com a volta do trem do que preocupada se haverá lugar para morar, Zilfa Essel perguntou se poderá renovar a carteirinha que dava direito a viajar gratuitamente na composições porque o marido Hélio João Essel, hoje com 65 anos, trabalhava na Ferrovia Paulista S/A (Fepasa). "Entrou em 1976 na manutenção de linha e aposentou-se em 1996 como auxiliar administrativo", conta ela, dizendo que em 1993 recebeu autorização para morar naquele local, mas enfatizando que precisará deixá-lo assim que pedirem. "Criei o meu filho na beira do trilho, das viagens. Lembro das viagens em que o trem parava para abastecer com lenha e nós, os passageiros ajudavam para que seguisse o quanto antes", diz ela.

O aposentado Oswaldo Redemptor Amorim, 71 anos, mora com a família de 4 pessoas em um imóvel à beira da linha. Diferente da família de Zilfa, a dele ocupou aquele lugar há sete porque não tem outra opção de moradia. Questionado o que achava da volta do trem de passageiros sob o risco de ter que deixar o local ele respondeu prontamente. "É uma boa, há 20 anos eu viajava no trem, para quem trabalha em São Paulo vai ser muito bom. Eu já acho que não vou chegar até lá para ver", declarou. Outra moradora do local, Simone Lilian Neves, 39 anos, diz que esse trem dá esperança de que arrumem um lugar melhor para morar. "Aqui na margem da linha é muito ruim, na semana passada eu perdi um cachorro atropelado pelo trem, sempre temos que ficar atentos às crianças, aparecem muitos bichos como cobras e aranhas e a noite é difícil dormir por causa do barulho", declara. 

As pessoas que vivem em residências próprias no bairro Brigadeiro Tobias vê a futura estação como possibilidade de desenvolver o bairro. "Vai melhorar as condições do bairro, gerar mais capital e o transporte de passageiros em ônibus para o centro de Sorocaba e região, também vai melhorar", acredita a dona de casa Rita de Cássia de Proença, 20 anos. "Vai ser melhor para o comércio no bairro, não vejo no que pode prejudicar", declara a comerciante Josiane Ferreira Corrêa, 36 anos. Semanalmente Josiane vai de carro para São Paulo e diz que se o trem fizer mesmo a viagem em cerca de 40 minutos ela não irá de carro. Mas assume que tem dúvidas se esse trem realmente existirá. "Tudo é muito lento, há muitas promessas e nada", diz sobre a intenção da implantação do trem. "Vai ser um tapa para ir assistir ao Corinthians, o "Itaquerão" também é perto da estação de trem, né?", comemorou outro comerciante do bairro, Paulo César de Lima, 38 anos.

Na Rodoviária, a estudante de Sorocaba que diariamente vai e volta para São Paulo, Jacqueline Santiago de Matos, 24 anos, disse que só optará pelo trem se tiver o mesmo conforto do ônibus, caso contrário prefere a viagem mais demorada. O coordenador de operações, Marcos Cesar Quirino de Souza, 49 anos, é favorável mas chama a atenção que isso tudo é proposta. "São muitas promessas e projetos que, principalmente quando feitos por políticos, muitas vezes não sai do papel", diz ele. O gerente de negócios, Nelson Ferreira de Souza, 50 anos, diz que a agilidade seria o grande diferencial do ônibus, cuja viagem de ônibus demora 1h30. O encanador Lorival Bezerra Leonardo, 32 anos, que mora em São Paulo e vem a Sorocaba para trabalhar também considera vantajoso o trem, pela promessa que fará o percurso em cerca de 40 minutos.

Número de viagens depende de estudos

A implantação do trem que liga Sorocaba a São Paulo no momento é uma intenção que depende de estudos para definir vários detalhes, com por exemplo, quantas viagens serão feitas aos dia, quem vai restaurar as estações desativadas, qual será o valor da tarifa, entre outros. A Secretaria de Estado dos Transportes divulgou ontem que para a implantação dos trens regionais ligando São Paulo a Sorocaba, Jundiaí e Santos, já foram contratadas empresas que desenvolvem o projeto funcional e os estudos de viabilidade técnica, operacional, ambiental e de inserção urbana. Após o projeto funcional, será necessário licitar as contratações dos projetos básico e executivo, de estudos ambientais para licenciamentos, além de estudos de viabilidade econômica e financeira que suportem o empreendimento, com possibilidade de PPP (Parceria Público-Privada). Os custos estimados para a implantação da linha que ligará a capital com Sorocaba é da ordem de R$ 3 e R$ 6 bilhões, uma vez que só a conclusão do projeto funcional dará parâmetros aproximados para a estimativa.

Enquanto o Estado estuda a implantação do trem rápido de passageiros o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e o deputado estadual Carlos Cézar (PSB) trabalham para criar um contorno ferroviário para retirar os trens de carga da região central de Sorocaba. Por meio de sua assessoria do deputado Carlos Cézar declarou que a criação do contorno ferroviário para o transporte de carga não impossibilitará o trem rápido de passageiros de chegar até a estação na avenida Afonso Vergueiro. Na quinta-feira o deputado e o prefeito receberam representantes de patrimônio e relações institucionais da América Latina Logística (ALL), que detém a concessão da ferrovia para o transporte de cargas. Segundo o deputado Carlos Cézar eles vieram conhecer pessoalmente os problemas da malha ferroviária sorocabana e a possibilidade da construção de um contorno ferroviário para o município. 

O prefeito comprometeu-se a enviar um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), evidenciando a necessidade da construção do contorno ferroviário. A intenção é que, com o documento da Prefeitura e o ofício já enviado pelo deputado, o Dnit poderá solicitar um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) à ALL e dar prosseguimento ao projeto. Junto com Carlos Cezar, Lippi aproveitou para fazer diversas outras solicitações aos representantes como o espaço para implantar ciclovia na avenida Afonso Vergueiro, permissão para reurbanização de um pequeno trecho próximo a fachada da estação central, para viabilizar a implantação do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, entre outros.

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