23/02/2025

Vaticano diz que Papa Francisco teve noite tranquila no hospital

 


Agência Brasil

Ontem as informações sobre a saúde do Papa eram mais preocupante
Rafael Cardoso* - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 23/02/2025 - 11:30
São Paulo
Vaticano- 07/12-2024 O Papa Francisco coloca a tradicional bireta vermelha, um chapéu de quatro pontas, na cabeça do novo cardeal durante uma cerimônia de consistório para elevar os prelados católicos romanos ao posto de cardeal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 7 de dezembro. 2024. REUTERS/Guglielmo Mangiapane/ Proibido reprodução
© REUTERS/Guglielmo Mangiapane/ Proibido reprodução
Versão em áudio

O Vaticano emitiu um comunicado curto sobre o estado de saúde do Papa Francisco. O serviço de comunicação informou que ele teve uma noite tranquila, depois do último boletim que apontava um estado crítico do pontífice.

"O Papa transcorreu uma noite tranquila", diz o comunicado. Soube-se que o Papa na manhã deste domingo (23) utilizou os protetores nasais para aplicação de oxigênio de alto fluxo. Estão em andamento outros exames clínicos. Para saber os resultados, aguarda-se o boletim desta noite".

Ontem (22), as informações sobre a saúde do Papa eram mais preocupantes, por conta de uma crise respiratória.

"O estado de saúde do Santo Padre continua crítico, portanto, como foi explicado ontem, o Papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio. Os exames de sangue de hoje também mostraram uma plaquetopenia, associada a uma anemia, que exigiu a administração de transfusões. O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais debilitado do que ontem. No momento o prognóstico é reservado", dizia o comunicado anterior.

O Pontífice precisou de transfusões de sangue porque os exames revelaram trombocitopenia, associada à anemia. O quadro ocorre quando existe um número reduzido de plaquetas no sangue e isso faz aumentar o risco de hemorragia.

Na manhã de sábado, o médico Sérgio Alfieri havia informado que o Papa ficaria internado pelo tempo que fosse necessário até poder voltar para casa (Santa Marta) em segurança. Ele chegou a ir do quarto até a capela para rezar por 20 minutos.

“Ele é o Papa, mas também é um homem. Mas se o corpo tem quase 90 anos, a cabeça é de 60 ou 50”, afirmou o médico, segundo a Rádio Vaticano.

A maior preocupação da equipe médica é o risco de que os germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea e causem sepse (infecção que se espalha por outros órgãos do corpo).

*Com formações do Vaticano News

Nenhum comentário:

Postar um comentário