Governo anuncia para 2014 a duplicação da Raposo entre Mairinque e São Roque


 Jornal Cruzeiro do Sul
Regina Helena Santos
regina.santos@jcruzeiro.com.br

As duas principais estradas que ligam Sorocaba à capital e ao interior devem receber, nos próximos três anos, intervenções com o objetivo de desafogar o trânsito em alguns pontos, cujos investimentos totais somarão R$ 110,3 milhões por parte das concessionárias que as administram. Na rodovia Raposo Tavares, as obras serão de duplicação do trecho que liga das cidades de Mairinque e São Roque, além do prolongamento do contorno na altura da entrada da segunda. Já na Castello Branco haverá implantação de faixas adicionais, em ambos os sentidos, entre o km 104,1 e o km 122,7, no trecho entre Porto Feliz e Boituva. Todas as intervenções estão previstas nos contratos firmados entre o governo paulista e as concessionárias Viaoeste e Colinas.

As obras na Raposo Tavares, na altura da cidade de São Roque, estão previstas para ser iniciadas em 2013, com a primeiras intervenções para o processo de duplicação dos seis quilômetros que ligam o município a Mairinque -- por onde passam, em média, cerca de 26 mil veículos por dia, nos dois sentidos. Segundo previsão da Viaoeste, a duplicação demorará um ano para ser efetivada, a um custo de R$ 16,7 milhões. Com isso, em 2014, está previsto o início das obras de prolongamento do contorno de São Roque, cujos investimentos totais somam R$ 68 milhões. A melhoria deve ser entregue em 2015. 

Na Castello Branco, a concessionária Colinas deve iniciar o processo de implantação de faixas adicionais, ao longo dos 18,6 quilômetros que separam as cidades de Porto Feliz e Boituva, já em 2013. O custo da intervenção será de R$ 25,6 milhões e a obra também deve demorar um ano para ficar pronta.
 
Seis estradas 
Além da Raposo Tavares e Castello Branco, outras quatro estradas paulistas, também sob concessão de empresas privadas, sofrerão importantes intervenções nos próximos dois anos, todas motivadas pelo cumprimento de medidas previstas em contrato e com o objetivo de desafogar o tráfego em trechos com grande volume de circulação. O maior valor em investimentos será aplicado na rodovia Ayrton Senna. Serão R$ 199 milhões para a implantação de marginais e faixas adicionais no trecho que corta a cidade de Guarulhos (com previsão de entrega para 2014), além de R$ 17,8 milhões para faixas adicionais entre o km 45 e km 56, em Mogi das Cruzes (2015) e implantação do trevo dos Pimentas, que custará R$ 10,7 milhões e deve ficar pronto já em 2012. 

A Rodovia dos Imigrantes ganhará, em 2013, uma quinta faixa no trecho que corta São Bernardo do Campo (entre km 26 e km 40), intervenção que custará R$ 19 milhões. A Rodovia dos Bandeirantes também terá a quinta faixa implantada entre São Paulo e Jundiaí (31 quilômetros), até 2014, com um investimento de R$ 83,4 milhões. Já na rodovia Anhanguera as ações para desafogar o trânsito se darão a partir da criação de uma terceira faixa, até 2013, entre Jundiaí e Louveira (km 62 a km 71) e até 2014 entre Louveira e Vinhedo (km 71 a km 76). As melhorias custarão, juntas, R$ 57,6 milhões.

Postar um comentário

0 Comentários