Liminar suspende ação contra esquema em hospital de Sorocaba


Decisão da Justiça saiu na noite desta terça-feira (24).

Operação Hipócrates investigou desvio de pelo menos R$ 20 milhões.

Leandro RossitoDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar suspendendo a ação penal da operação Hipócrates. A decisão saiu no início da noite desta terça-feira (24). Os advogados de um dos denunciados, o empresário Edson Aleixo, entraram com um pedido de habeas corpus alegando constrangimento ilegal, pois segundo eles a decisão que autorizou a quebra dos sigilos telefônico, bancário e fiscal não foram suficientemente fundamentadas.
Eles também alegaram que não foram efetuadas investigações preliminares para apuração dos delitos. Além de conceder a liminar em favor do empresário, o desembargador que julgou o pedido estendeu a decisão aos demais denunciados. Na prática, nenhum dos supostos envolvidos pode ser julgado enquanto essa liminar tiver validade.
Conheça a Operação Hipócrates
Em junho do ano passado, 12 pessoas foram presas suspeitas de fazer parte de um esquema de fraudes em plantões médicos e licitações no Conjunto Hospitalar de Sorocaba(CHS). As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público começaram em 2010 e resultaram em um processo de mais de 50 volumes.
Pelo menos R$ 20 milhões teriam sido desviados. Em outubro do ano passado, 48 pessoas foram denunciadas à Justiça. São médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e empresários, acusados de se beneficiar de contratos irregulares com o CHS.
Com a liminar, o processo fica parado até o julgamento final do habeas corpus, que não tem data para ser realizado.

Postar um comentário

0 Comentários