10/04/2023

No 15 º de greve, servidores protestam nas ruas de São Bernardo do Campo

 

do site mundo sindical






Servidores e empregados públicos municipais de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, entraram nesta segunda-feira (10) no 15º dia de greve. Os trabalhadores protestam na Praça Santa Filomena e realizam passeata pelas ruas do centro durante o dia.

O conjunto do funcionalismo cobra reajuste salarial referente à inflação acumulada entre janeiro de 2017 e março de 2023. A greve tem prazo indeterminado.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) não realizou nenhuma mesa de negociação com o Sindicato dos Servidores Públicos de São Bernardo do Campo (Sindserv- SBC) até o momento.

“Ao contrário do que o prefeito tem dito, a nossa greve não envolve apenas professores, mas servidores da saúde, da segurança pública, do saneamento básico e de outros serviços públicos. É uma greve geral. O prefeito precisa respeitar os trabalhadores e garantir um trabalho de maior qualidade para a população”, afirma o presidente do Sindserv- SBC, Dinailton Souza Cerqueira.

Durante protesto, a servidora Vívia Martins, também secretária de Assuntos Jurídicos da CUT-SP e secretária-geral do Sindserv-SBC, criticou uma informação falsa dada pela deputada Carla Morando (PSDB), esposa do prefeito. De acordo com a parlamentar, o número de grevistas não passaria de 130. “Somos milhares na greve e não poucos como disse a deputada. Seguiremos de braços cruzados até que o prefeito nos atenda”, reforçou.

O deputado federal Vicente de Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), falou aos servidores sobre a importância da greve como forma de pressão social dos trabalhadores e garantiu dar destaque à paralisação dentro do Congresso Nacional.  

“A minha experiência como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, presidente da CUT e como parlamentar me mostraram que é preciso ter coragem para lutar. Sempre me coloquei em defesa dos direitos da classe trabalhadora e aprendi que só conquista quem luta”, falou.

Na quarta-feira (12), haverá audiência na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo para tratar sobre o tema. Nos próximos dias deve ocorrer uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).


Fonte:  Vanessa Ramos - CUT São Paulo / Foto: Rafael Nunes/Sindserv SBC - 10/04/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário