20/05/2023

Lula defende mundo multipolar, a paz mundial e critica o estado mínimo em discurso no G7

 



"Um mundo mais democrático na tomada de decisões que afetam a todos é a melhor garantia de paz", disse o presidente

Lula no G7
Lula no G7 (Foto: RICARDO STUCKERT)
 

Lula defende mundo multipolar, a paz mundial e critica o estado mínimo em discurso no G7 · Ouvir artigo
0:00
-5:41

247 – O presidente Lula participou da sessão intitulada "Trabalhando Juntos para Enfrentar Crises Múltiplas". Ele agradeceu ao primeiro-ministro Kishida pelo convite para que o Brasil participasse do segmento ampliado da Cúpula de Hiroshima. Em seu discurso, Lula expôs as fragilidades dos dogmas e equívocos do neoliberalismo. Confira:

PUBLICIDADE

Quero agradecer ao primeiro-ministro Kishida pelo convite para que o Brasil participasse do segmento ampliado da Cúpula de Hiroshima. Esta é a 7ª vez que sou convidado de uma reunião do G-7.

Quando aqui estive pela última vez, na Cúpula de L´Áquila em 2009, enfrentávamos uma crise financeira global de proporções catastróficas, que levou à criação do G-20 e expôs a fragilidade dos dogmas e equívocos do neoliberalismo.

O ímpeto reformador daquele momento foi insuficiente para corrigir os excessos da desregulação dos mercados e a apologia do Estado mínimo. A arquitetura financeira global mudou pouco e as bases de uma nova governança econômica não foram lançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário