Via @guiadoestudante
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO | As inscrições para o #Enem 2023 já começaram e vão até o dia 16 de junho! No mesmo período, também é possível solicitar o atendimento especializado durante a realização das provas, marcadas para 5 e 12 de novembro.
O atendimento especializado tem como objetivo a igualdade e inclusão de todos os participantes que fazem o Enem, para que possam ter as mesmas condições de realizar a prova, segundo suas necessidades.
O pedido de atendimento pode ser feito durante o processo de inscrição, na Página do Participante.
Tem direito ao tratamento especializado os candidatos que se enquadram nas seguintes condições:
- Baixa visão, cegueira ou visão monocular;
- Deficiência física;
- Deficiência auditiva ou surdez;
- Deficiência intelectual (mental);
- Surdocegueira;
- Dislexia;
- Déficit de atenção;
- Transtorno do Espectro Autista;
- Discalculia;
- Mulheres gestantes ou lactantes;
- Idosos;
- Estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica
Este atendimento pode incluir, por exemplo, o uso de máquina de escrever em braile e lupa, no caso de candidatos com deficiência visual, e aparelhos auditivos para pessoas com deficiência auditiva.
Candidatos com transtornos como dislexia e déficit de atenção poderão contar com uma hora adicional de prova.
Além disso, no caso das lactantes, deve-se levar um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança. Todos os itens de suporte permitidos estão listados no edital do exame.
O Inep também fornece ainda uma estrutura adequada para candidatos com necessidades especiais, como versões da prova em braile, ampliadas, leitores de tela e até mesmo a presença de profissionais capacitados para leitura labial e guia-intérprete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário