08/07/2023

A Bancada de Vereadores do PT fortalece Educação Integral na cidade de São Paulo

 



Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de São Paulo cria o Programa São Paulo Clube Escola Integral para fomentar a integração entre os equipamentos educacionais, culturais e esportivos no território.

 

Por J.J. Russô e Rica Caminã[1]

 

Há alguns anos os especialistas da educação vem discutindo através de Seminários, Fóruns e outras instâncias de discussão acadêmica tendo como foco primordial da Educação Integral que busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção permanente de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.

 

E atentos as demandas da Educação Integral a bancada do PT na câmara municipal e o Setorial de Educação do Diretório Municipal do PT paulistano, se reuniram e elaboraram uma proposta com inovações importantes voltada a implementação da Educação integral.

 

No último dia 07 de julho, a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de São Paulo apresentou Projeto de Lei Nº 394/2023 que institui o Programa São Paulo Clube Escola Integral, que pauta a Educação Integral a partir do bairro, da cidade.

 

O PL resgata alguns aspectos importantes para o debate sobre a educação pública, como por exemplo:

 

O compromisso e fortalecimento do conselho gestor que reúne munícipes, poder público e entidades parceiras para discussões e deliberações a partir da realidade local, importante instrumento que fortalece a democracia e a cidadania.

 

Nesse universo democrático, a figura do Professor comunitário de Educação Integral, que tem como desafio articular as atividades na comunidade, em conjunto com a coordenação técnica, criada em cada uma das 13 (treze) Diretorias Regionais de Ensino.

 

Mais um ponto positivo para a criação de uma plataforma de Currículo digital, que homenageia o patrono da educação municipal de São Paulo, o professor Paulo Freire, e propicia o registro de atividades realizadas pelos estudantes, professores e educadores nas áreas de cultura e esporte de forma integrada com a educação, uma espécie de sistema EOL e Currículo Lattes.

 

No aspecto local o PL, envolve de forma articulada os diversos equipamentos públicos que existem na cidade, como os Clubes da Comunidade, Centros Esportivos, Centro Educacional Unificado, Casas de Cultura, Fabrica de Cultura entre outros equipamentos sociais, com a escola.

 

A proposta avança na ampliação do direito de Estudantes de ocuparem o espaço públicos da cidade com o Transporte Educacional Gratuito Integral, que sem restrições e organizada de acordo com as necessidades dos estudantes – Casa – Escola – Entidades – Casa - é outra inovação que o PL apresenta a comunidade paulistana.

 

A preocupação com a alimentação dos estudantes em todas as etapas do Programa Clube Escola Integral, com alimentação orgânica e advinda da agricultura familiar é outra marca petista que observamos na proposição.

 

E por fim, o debate que vem ganhando força nos últimos anos, a garantia de acesso e permanência dos estudantes em ambiente educacional, com a transferência de recursos financeiros aos estudantes e apresentado como a bolsa estudantil São Paulo Clube Escola Integral, uma bolsa complementar aos recursos recebidos em esfera Federal, com isso, o poder público garante mais segurança para o desenvolvimento integral dos Estudantes da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

 

O desafio está lançado e é bom lembrar o leitor das condições adversas do parlamento com a maioria dos vereadores na base do governo e do próprio poder executivo, que se levarmos em consideração as passagens de João Doria (PSDB) (2017- 2018), Bruno Covas (PSDB) (2018 - 2021) e o Ricardo Nunes (MDB) (2021 – Atual) na prefeitura de São Paulo, não é possível identificarmos uma marca importante na educação ou qualquer outra área, quando muito manteve de forma precária e esvaziada os programas das últimas gestões petistas.

 Veja Projeto pelo link:

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://splegispdarmazenamento.blob.core.windows.net/visualizacao/ProcessoDigital_PL_394_2023.pdf?sv=2021-10-04&st=2023-07-08T12:27:40Z&se=2023-07-08T13:47:40Z&sr=b&sp=r&sig=MqB5zAA5zCsXLVHdPoazqLmbwGU4Kp7DQazRyndv4%2bY%3d




 



[1] J.J. Russô é advogado, educador social e observador social, Rica Caminã é professor, pesquisador em educação e observador Social.

 


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