13/07/2023

Porto Alegre: prefeito, vice, vereadores e secretários ganham aumento salarial de até 63%

 



Para os municipários, Sebastião Melo pratica 'triste farra com dinheiro público'; saiba como votou cada vereador

Sebastião Melo
Sebastião Melo (Foto: Joana Berwanger/Sul21)
 

Porto Alegre: prefeito, vice, vereadores e secretários ganham aumento salarial de até 63% · Ouvir artigo
0:00
-3:22

Com o apoio maciço das bancadas de direita e de ultradireita, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (12), projeto que aumenta em 62% os vencimentos do prefeito, enquanto os do vice subirão 63%. Os vereadores pegaram carona no projeto e engordaram os próprios ganhos em 35%.

A novidade também favoreceu todo o secretariado do prefeito Sebastião Melo (MDB), com um aumento salarial de 40%. Os reajustes passam a vigorar em 2025 com exceção daquele dos secretários municipais que passa imediatamente a engordar seus vencimentos.

Enquanto no topo os avanços salariais são de dois dígitos, na base a história é outra: a proposta do bolsonarista Melo para o funcionalismo municipal é de 5,79% parcelados em três vezes.

Prefeito vai ganhar R$ 34,9 mil

“Triste farra com dinheiro público”. Assim o Sindicato dos Municipários (Simpa) lamentou a iniciativa do prefeito e de sua fiel base no Legislativo. Para o Simpa, a gastança “fere o preceito constitucional de isonomia salarial”. Argumenta que, enquanto a cúpula fatura alto, aqueles que estão na linha de frente dos serviços públicos na cidade “sofrem com perdas inflacionárias acumuladas em 30,25%”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário