19/11/2023

Deputada Thainara Faria: policia intimida sindicalistas em Americana que faziam protesto pacífico

 


do insta da deputada estadual thainarafaria13

Pronunciamento:


Registro aqui todo o meu apoio ao Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região que, na última quinta-feira (16), foi vítima de intimidação pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que impediu o apoio à manifestação dos trabalhadores na cidade de Americana.

A intervenção dos agentes de segurança foi agressiva e desrespeitosa para com os sindicalistas que, pacificamente, denunciavam a violação dos direitos trabalhistas. A legitimidade do protesto pautado em defender os interesses coletivos, difusos e individuais homogêneos não pode ser questionada a ponto de permitir tamanha brutalidade contra a classe trabalhadora.

As imagens que chegaram até o nosso mandato comprovam que os manifestantes tiveram sua integridade violada por um corpo policial despreparado, que sacou as armas para conter um elemento, aparentemente, imaginário, já que não houve, em nenhum momento, agressividade por parte dos sindicalistas.

Ainda, ressalto que é inadmissível a tentativa de prisão do Dr. João Antônio Floriano Guedes, advogado, negro, que, de acordo com a Lei vigente em nosso país, não pode ser detido enquanto exerce a sua profissão. A poucos dias do 20 de novembro, vemos que o racismo da instituição a impede de agir de forma justa quando é requisitada.

Nosso mandato tem acompanhado de perto todos os desdobramentos do caso por meio do nosso representante, Dr. Tagino Santos (@dr.tagino). Até agora, realizamos uma série de reuniões com a OAB de Campinas e com o Ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Cláudio Aparecido Silva. Queremos respostas e um posicionamento formal dos responsáveis.

Não vamos aceitar que violência policial siga como um instrumento de poder de um Estado racista, desumano e violento contra a nossa pele e a nossa classe. Seguiremos na luta pelos nossos direitos e pelo respeito que merecemos.
Ver pelo link;

Nenhum comentário:

Postar um comentário