20/11/2023

Governo bolsonarista de Santa Catarina censura 510 livros de bibliotecas escolares

 



Brasil247

Alguns dos volumes foram colocados em presídios

Jorginho Mello
Jorginho Mello (Foto: Reprodução)
 

Governo bolsonarista de Santa Catarina censura 510 livros de bibliotecas escolares · Ouvir artigo
0:00
-1:53

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

PUBLICIDADE

247 - O governo de Santa Catarina, liderado pelo bolsonarista Jorginho Mello (PL), recolheu recentemente 510 livros de bibliotecas escolares estaduais, enviando uma parte deles para penitenciárias, informou o jornal O Globo

Os livros removidos incluem títulos renomados como "It: A coisa", de Stephen King, "Laranja Mecânica", de Anthony Burgess, e "Exorcismo", de Thomas B Allen. No início deste mês, a Secretaria de Educação de Santa Catarina instruiu as escolas estaduais a removerem nove títulos de seus acervos bibliotecários.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns dos volumes também foram realocados para bibliotecas dos Centros de Educação Profissional (CEDUPs) e dos Centros de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A administração alega que os livros serão readequados para "faixas etárias apropriadas", mas não detalhou o processo ou os motivos para tal escolha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
00:00/04:41
.

Esta medida é vista por críticos como parte de uma tendência maior de censura literária impulsionada por governos conservadores e de extrema direita, lembrando o episódio de 2019, quando o então prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, tentou censurar uma história em quadrinhos dos "Vingadores" na Bienal do Livro por conter um beijo gay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário